Amazonas FCEsporte local

Amazonas FC é punido por escalação irregular, perde pontos e está eliminado do Estadual Sub-20

A Onça-pintada sofreu a punição pela segunda vez na competição. Clube vai recorrer da decisão para seguir às quartas de finais

O Amazonas FC está fora da disputa do Campeonato Amazonense Sub-20 de 2023. Por conta de escalação irregular do atleta André Luiz, o clube foi julgado e punido pela 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), com a perda de três pontos na última segunda-feira (26).

Somando à punição de seis pontos aplicada há algumas semanas pelo mesmo motivo, a Onça-pintada totaliza nove pontos a menos . O clube recorreu da decisão do Pleno para tentar seguir na competição. Mesmo com o prejuízo da primeira pena, o Amazonas conseguiu se classificar como quarto colocado às quartas de final do torneio de base para enfrentar o Fast Clube, líder da chave A.

Caso a perda de pontos seja mantida, o quinto colocado Sul América ficaria com a vaga no mata-mata. Sem o imbróglio, o Amazonas seria líder isolado do grupo B com 12 pontos, pois teve quatro vitórias e uma derrota na primeira fase.

Entenda o caso

O jogador em questão foi o lateral-direito André Luiz. Contextualizando, ele foi expulso na rodada final da edição de 2022 da competição, e teria que cumprir suspensão no ano seguinte. Contudo, o jovem foi escalado e atuou como titular na estreia da equipe contra o Tarumã, no dia 26 de maio. O primeiro julgamento rendeu a perda de seis pontos, três pela vitória conquistada na ocasião e outros três da escalação irregular.

No julgamento da última segunda-feira (26), a situação pautada foi a escalação do defensor na segunda rodada. Como o Amazonas perdeu para o Tabosão por 2 a 0, a punição foi só de três pontos por conta da infração. André Luiz foi suspenso por 120 dias das atividades e além da perda de pontos, o clube aurinegro foi multado em R$ 3 mil.

Na tarde desta terça-feira (27), a Federação Amazonense de Futebol (FAF) não divulgou detalhes, mas informou que as quartas de finais serão realizadas entre os dias 3 e 9 de julho, em jogos de ida e volta. Com a manutenção da pena ao Amazonas, os embates seriam os seguintes: Fast Clube x Sul América, Librade x Nacional, Tabosão x Manaus e Presidente Figueiredo x Operário.

Confira o documento da decisão do TJD-AM