Amazonas FC fica com a vice-liderança geral e vai decidir o título da Série C contra o Brusque em Santa Catarina
Os jogos valendo a taça acontecem nos próximos dois finais de semana, com detalhes a serem definidos pela CBF. Primeiro duelo será na Arena da Amazônia
O quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2023 foi finalizado na tarde deste domingo (8), com o Operário-PR ficando com a última vaga para a Série B. O Brusque empatou com o São José-RS e assegurou a melhor campanha geral da competição. Com isso, a ordem dos mandos da final foi definida: o vice-líder Amazonas FC vai decidir o título da Terceirona fora de casa, em Santa Catarina.
A final será disputada em dois jogos nos próximos dois finais de semana, com datas, locais e horários a serem divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas já é certo que o primeiro jogo será na Arena da Amazônia, em Manaus, e o decisivo no Estádio Augusto Bauer, em Brusque.
O Brusque volta a cruzar o caminho de uma equipe amazonense em uma final de Campeonato Brasileiro. Em 2019, o Quadricolor decidiu a Série D contra o Manaus FC e levantou a taça em plena Arena da Amazônia com uma vitória nos pênaltis. Quatro anos depois, o Amazonas tem a chance de conquistar o primeiro título nacional de uma equipe amazonense na história.
Campanhas quase idênticas
Somando as duas fases da competição, as trajetórias de Brusque e Amazonas são muito equilibradas e semelhantes. Considerando os 25 jogos, os dois times conquistaram 13 vitórias cada e têm 44 pontos. O mando de campo da final foi definido e desempatado no saldo de gols. 13 contra 8 para o time catarinense.