Amazonas FCDestaques

Amazonas FC tem dois gols anulados e não sai do 0 a 0 com a Ferroviária em casa

Equipe aurinegra dominou a posse de bola, mas esbarrou na falta de produtividade e forte marcação dos paulistas na Arena da Amazônia

O Amazonas FC estreou diante da sua torcida na Série B do Campeonato Brasileiro com um empate sem gols diante da Ferroviária-SP, na noite deste sábado (12), na Arena da Amazônia, em duelo válido pela segunda rodada. A Onça-pintada pressionou durante boa parte da partida, especialmente após a expulsão de um zagueiro da equipe visitante, mas não conseguiu transformar a superioridade em gols.

O jogo

As condições do gramado, encharcado em vários pontos, se tornou um obstáculo para as equipes, especialmente nos primeiros minutos de jogo. Logo no primeiro minuto, o Amazonas mostrou que tentaria se impor desde cedo. Alyson cruzou da esquerda e Rodrigo Varanda apareceu livre no segundo poste. Ele testou firme para o chão, mas o zagueiro Ronaldo Alves interceptou antes que Henrique Almeida conseguisse completar para o gol.

A pressão do time da casa continuou. Aos 10 minutos, após bola alçada na área, Alex Sandro ajeitou de cabeça para Fernando Neto, que mesmo desequilibrado tentou finalizar tirando do goleiro Dênis Júnior, mas mandou pela linha de fundo.

O Amazonas sofreu um baque aos 18 minutos, quando o lateral-direito Carlos Akapo sentiu uma lesão e precisou ser substituído. O técnico Eduardo Barros optou pela entrada do zagueiro Wellington Nascimento e alterou a formação da equipe, passando a atuar com três defensores e alas.

Aos poucos, a Ferroviária se adaptou às condições e equilibrou o confronto. A primeira boa chegada veio aos 27 minutos, quando Albano encontrou Wesley Pomba na área. O atacante dominou e tentou encobrir o goleiro, mas a finalização saiu alta demais, sem perigo.

Aos 44 minutos, um lance mudou o panorama da partida. Henrique Almeida recebeu na entrada da área, girou pra cima da marcação e foi calçado por Ronaldo Alves antes de finalizar. O zagueiro do time paulista já tinha cartão amarelo, tomou o segundo e acabou expulso.

O cenário ficou semelhante ao da primeira partida, quando a Onça também passou a atuar com um jogador a mais. Rafael Tavares cobrou a falta com força no meio do gol, para defesa de Dênis Júnior aos 47.

Segundo tempo

Logo no primeiro minuto, o time da casa quase abriu o placar. Rafael Tavares cruzou da direita, Henrique Almeida desviou e o goleiro Dênis Júnior fez grande defesa no reflexo. Aos quatro minutos, o próprio Henrique recebeu na meia-lua, ajeitou para a canhota e acertou o ângulo, mas o belo gol foi anulado por impedimento.

Com um jogador a mais em campo, o Amazonas mandou o time inteiro ao ataque. Apesar da ampla posse de bola, a equipe aurinegra teve dificuldades para furar o bloqueio defensivo da Ferroviária, que pouco se arriscava no campo ofensivo e conseguiu travar o ritmo do jogo.

O Amazonas foi pro abafa nos minutos finais, e até que Eliton Júnior cruzou na área, Wellington Nascimento ganhou da marcação no alto e cabeceou no canto pra fazer o gol. Porém, o lance foi anulado por um desvio na cabeça de Henrique Almeida, que estava em impedimento.

Panorama e próxima partida

Com um ponto, o Amazonas sobe para a 14ª colocação na tabela. Pela terceira rodada da competição, o time aurinegro volta a campo na próxima quinta-feira (17), fora de casa contra o América Mineiro. A bola rola às 20h30 (de Manaus), na Arena Independência.

Melhores momentos