Amazonas perde para o Ceará no Castelão, mas permanece fora do Z4 da Série B
Após sair atrás no placar, a Onça-pintada tentou reagir no segundo tempo, mas o Vozão venceu por 2 a 1 em casa
Não foi desta vez que o Amazonas FC conseguiu a primeira vitória fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. A Onça-pintada visitou o Ceará na noite desta quarta-feira (15), na Arena Castelão, e acabou derrotada por 2 a 1, em confronto válido pela 5ª rodada da Segundona. Ramon Menezes e Erick Pulga marcaram os gols do Vozão, enquanto Diego Torres diminuiu para o time amazonense.
O jogo
O técnico Adilson Batista mandou a campo a mesma equipe titular que venceu o Santos. Mas em uma desatenção logo cedo, o Amazonas saiu atrás. Pouco antes dos dois minutos, na primeira chegada do Ceará na bola parada, Guilherme Castilho cobrou escanteio da esquerda na cabeça do zagueiro Ramon Menezes, que apareceu livre de marcação no meio da pequena área e testou firme, no chão, para colocar o time da casa em vantagem.
Na sequência, o Vozão procurou manter a marcação no alto para dificultar a saída do Amazonas, que buscava as escapadas pelos lados do campo, com Matheus Serafim e Ênio. O Amazonas passou a ter mais posse de bola nos minutos seguintes ao gol sofrido, enquanto o Ceará baixou as linhas, mas a Onça-pintada pecava bastante com erros de passes e não conseguia progredir nas jogadas ofensivas, sendo presa fácil para a defesa do Vozão.
Aos 17 minutos, Patrick De Lucca recebeu no lado direito e cavou pra dentro da área, Marcão saiu mal do gol, não achou nada, o atacante Erick Pulga se antecipou e tocou de cabeça pro fundo das redes. 2 a 0 para o Ceará no placar. O primeiro chute do Amazonas na direção do gol foi só aos 20 minutos e saiu dos pés de Rafael Tavares de fora da área, que Richard encaixou com facilidade.
No minuto seguinte, a principal chance aurinegra. Matheus Serafim foi lançado em velocidade na ponta esquerda, passou pela marcação e invadiu a área finalizando, Richard espalmou pra frente, nos pés de Jô, que se enrolou com a bola e não conseguiu finalizar com o gol aberto, a defesa do Ceará se recuperou no lance. Oportunidade desperdiçada de diminuir o prejuízo. Aos 34, Aylon mandou uma pancada da meia-lua e assustou Marcão. O Amazonas melhorou na reta final do primeiro tempo e deu trabalho, mas ainda insuficiente para marcar.
Segundo tempo
Sem mudanças, o Amazonas voltou do intervalo tentando igualar as ações, mas após 10 minutos de pouca inspiração, Adilson promoveu uma troca tripla no setor ofensivo: saíram Ênio, Wendell e Jô para as entradas de Igor Bolt, Diego Torres e Bruno Lopes.
Aos 16 minutos, em bola recuperada no meio, Tavares deu belo passe para Bruno Lopes nas costas da defesa, o atacante saiu cara a cara com Richard, mas foi solidário e rolou para Diego Torres bater de primeira e estufar as redes aos 16 minutos. Após dois minutos de conferência do VAR, o gol que havia sido anulado por impedimento em campo, foi confirmado. Amazonas de volta no jogo.
Na saída de bola, o Ceará respondeu e quase ampliou. Raí Ramos recebeu cruzamento dentro da área e bateu, mas Marcão abafou com os pés e evitou o terceiro gol do Vozão. Aos 39 minutos, Saulo Mineiro recebeu na entrada da área em jogada de pé em pé e finalizou de canhota para defesa de Marcão. Aos 50, Erick Pulga escapou pela esquerda em velocidade e rolou para a chegada de Raí Ramos, que invadiu a área de carrinho, mas finalizou muito perto do pé da trave.
Panorama e próxima partida
Com quatro pontos na conta, o Amazonas segue na mesma 15ª posição, fora da zona de rebaixamento. O próximo compromisso da Onça-pintada será neste sábado (18), contra o Paysandu, às 16h30 (de Manaus), na Arena da Amazônia, pela 5ª rodada.
Confira os melhores momentos