Ícone do site Portal Esporte Manaus

Amazonas perde por 1 a 0 para o Flamengo no Maracanã e sai em desvantagem na 3ª fase da Copa do Brasil

O Rubro-Negro fez o placar mínimo com gol de Pedro. A Onça-pintada vai precisar correr atrás do prejuízo dia 22, na Arena da Amazônia

O Amazonas FC foi até o histórico Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (1º) e acabou derrotado pelo Flamengo por 1 a 0, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil de 2024. Pedro marcou o gol que dá a vantagem mínima ao Rubro-Negro na eliminatória. Mais de 39 mil torcedores presenciaram o inédito confronto entre os clubes.

O jogo

Como era de se esperar, o Flamengo começou se impondo, tentando encurralar o Amazonas no campo de defesa nos primeiros minutos trocando passes de um lado pro outro em busca de espaços. Escalada com três volantes por Adilson Batista, a Onça-pintada se posicionava compacta em bloco baixo para sair nos contra-ataques, preferencialmente acionando o veloz Matheus Serafim na ponta esquerda.

Quando o Flamengo conseguiu acelerar uma jogada pelo chão, abriu o placar. Após tabela curta pela esquerda, Viña recebeu de Bruno Henrique em velocidade, arrancou à linha de fundo e cruzou na medida para o artilheiro Pedro, que se posicionou no meio dos dois zagueiros e testou com firmeza para o fundo das redes, colocando o time da casa em vantagem aos 17 minutos.

Diante do Amazonas, Pedro foi às redes pela 15ª vez na temporada

Ainda tímido no ataque, o Amazonas finalizou pela primeira vez na direção do gol aos 27 minutos. Matheus Serafim recebeu de Xavier, puxou pro meio e bateu fraco, nas mãos de Matheus Cunha. Aos 31 minutos, Viña foi lançado dentro da área, Patric tentou proteger, mas o lateral uruguaio conseguiu tomar a frente e tocar na direção do gol, Edson Mardden fechou o canto e fez a defesa por baixo. 

Em cobrança de falta que a defesa do Flamengo afastou parcialmente, Pará bateu cruzado e Diogo Silva completou de letra pro gol, mas completamente impedido. Gol anulado do Amazonas aos 37 minutos. Aos 44, Allan arriscou de fora da área e Edson Mardden espalmou.

Matheus Serafim foi quem mais levou perigo pelo lado do Amazonas

Segundo tempo

Sem mudanças, as equipes voltaram com as mesmas posturas para a etapa complementar. O Flamengo buscou acelerar mais as jogadas para tentar aumentar a vantagem o quanto antes. Aos 15 minutos, o atacante Gabigol saiu do banco e substituiu De La Cruz. Adilson Batista respondeu com Jiménez na vaga de Judá para dar um novo gás na marcação do meio-campo.

Sassá protagonizou inúmeros duelos físicos com a defesa do Flamengo

O Amazonas se segurava bem na defesa e conseguia rebater as investidas do Flamengo, mas já não existia no campo de ataque quando recuperava a bola. A preocupação do time amazonense era conter os danos e manter a desvantagem mínima. Aos 35 minutos, o jovem Matheus Gonçalves chutou de canhota de fora da área e Mardden foi buscar

Sem paciência com a falta de eficácia do Flamengo diante do ferrolho aurinegro, a torcida da casa terminou a partida vaiando a equipe e protestando contra o técnico Tite.

Panorama e próxima partida

O jogo de volta acontece no próximo dia 22 de maio, na Arena da Amazônia, às 20h30 (de Manaus). Ao Amazonas, resta a missão de vencer por dois gols de diferença ou no mínimo um, para levar a eliminatória para a disputa de pênaltis. Qualquer empate classifica o Flamengo.

Pela Série B do Braileiro, o Amazonas volta a campo na segunda-feira (6), diante da Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, às 19h (de Manaus). O duelo é válido pela 3ª rodada da competição.

Confira os melhores momentos

Sair da versão mobile