Amazonas vence o Nacional por 1 a 0 e sai na frente por vaga na final
Luan Santos marcou e a Onça-pintada pode avançar à decisão até se perder por um gol de diferença no jogo de volta
O Amazonas venceu o Nacional por 1 a 0, na tarde deste sábado (25), na Arena da Amazônia, e saiu na frente por uma das vagas na grande final do Campeonato Amazonense 2023. O gol da vitória da Onça-pintada foi marcado por Luan Santos
O jogo
Sob o apoio da torcida azulina, o Nacional começou a partida tentando pressionar o Amazonas. Aos quatro minutos, Érico Jr. dominou pela esquerda e finalizou de perna direita, mas Fabian Volpi espalmou para escanteio. Na cobrança, Jô mandou direto para o gol e o goleiro aurinegro afastou de soco.
Aos 22 minutos, Alison saiu jogando errado, Leo Aquino aproveitou e chutou para o gol, mas Volpi defendeu de manchete. A primeira chegada mais perigosa da Onça-pintada veio aos 35 minutos, quando Miliano cobrou falta e a bola passou com muito perigo por cima do travessão.
Cinco minutos depois, Rafael Tavares lançou para Luan Santos dentro da área, o camisa 9 tirou a marcação e quando ia finalizar, foi bem travado pelo goleiro Jonathan. Aos 49, Miliano cruzou da esquerda, a bola passou por todo mundo, menos por DG, que chegou finalizando de primeira pra fora.
Segundo tempo
Após o intervalo, a pressão inicial foi feita pelo Amazonas. Aos três minutos, Xavier recebeu pela esquerda e cruzou, a bola tomou a direção do gol e Jonathan mandou para escanteio. O Nacional respondeu três minutos depois. Leo Aquino dominou pelo meio e deixou Hitalo na boa para finalizar, mas o camisa 8 mandou por cima do gol.
Aos nove minutos, a Onça-pintada voltou a chegar com perigo e desta vez, abriu o placar. PH aproveitou saída errada da defesa do Naça e acionou Luan, que tabelou com Tavares e finalizou no canto de Jonathan para colocar o 1 a 0 no placar da Arena.
Agora em desvantagem, o Leão saiu em busca do empate, que quase veio aos 15 minutos, quando Clayton acertou belo passe para Daniel Passira, que acabou mandando por cima. Quatro minutos depois, o Amazonas ficou com um jogador a menos, depois que DG fez falta forte em Clayton, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. O tempo passou e mesmo com a vantagem numérica, o Naça não conseguiu chegar ao empate.
Panorama e próxima partida
Com a vitória, o Amazonas pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta que ainda sim estará classificado. Por sua vez, o Nacional precisará vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar à final. As equipes voltam a se encontrar no próximo sábado (1º), às 15h30, no estádio Carlos Zamith. A partida terá a presença do VAR.
Confira os melhores momentos da partida