Na Arena da Amazônia, Onça-pintada levou a melhor sobre o Leão e agora aguarda o vencedor de RPE Parintins e São Raimundo na grande decisão
Na primeira semifinal do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2024, o Amazonas venceu o Nacional por 2 a 1, na noite desta sexta-feira (16), na Arena da Amazônia, e avançou à final da competição. Sassá e Diego Torres marcaram para a Onça-pintada, enquanto Raimundinho descontou para o Leão da Vila Municipal.
O jogo
Com o Amazonas sendo mais perigoso e o Nacional com dificuldades de sair de trás, os minutos iniciais da partida foram de poucas chances criadas. Até que aos 31 minutos, Fabiano lançou na esquerda para William Barbio, que ajeitou de primeira pra área, a bola ficou viva e Patric completou para o gol, mas João Vitor fez a defesa e na sequência, a defesa do Nacional afastou.
E já aos 42 minutos, a Onça-pintada de tanto cercar a área azulina, abriu o placar com Sassá. Rafael Tavares acionou Patric na direita, o lateral cruzou de primeira para o artilheiro do campeonato completar de peixinho para o fundo do gol.
Segundo tempo
Após o intervalo, o Amazonas quase ampliou a vantagem ainda aos cinco minutos de jogo. Renan cruzou da esquerda, Rafael Tavares cabeceou e João Vitor foi no canto buscar, no rebote, Fellipe Bastos tentou rolar para o meio, mas a bola foi desviada pela defesa e saiu com muito perigo pra fora.
Aos seis minutos, Rafael Tavares avançou em velocidade pelo meio e foi atropelado por Ivanzinho. De início, o árbitro marcou falta fora da área, mas na sequência, após sinalização do árbitro assistente 1, acabou assinalando pênalti. Depois de alguns minutos de paralisação, aos 12, Diego Torres foi pra cobrança e mandou no ângulo esquerdo de João Vitor para colocar o 2 a 0 no placar.
Precisando de dois gols para levar a decisão para pênaltis, o Naça diminuiu a desvantagem aos 30 minutos. Rogerinho cobrou escanteio na primeira trave e Raimundinho desviou de calcanhar para marcar um belo gol na Arena da Amazônia. Nos minutos finais, o Leão até imprimiu uma certa pressão, mas não chegou ao gol de empate.
O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o zagueiro Fabiano, do Amazonas, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.
Panorama e próximas partidas
Novamente finalista do Barezão, o atual campeão Amazonas agora aguarda o adversário, que sai da semifinal entre RPE Parintins e São Raimundo, que se enfrentam neste sábado (17), às 20h, no Estádio Francisco Garcia.
A decisão do Estadual será em jogo único, no próximo final de semana. Antes de defender o título, a equipe entra em campo na quarta-feira (21), diante do Independente-AP, pela primeira fase da Copa do Brasil, fora de casa.
Já o Nacional volta a campo em março, para a disputa do segundo turno. No dia 2, o Leão estreia contra o próprio Amazonas, às 15h30, no Estádio Carlos Zamith.
Confira os melhores momentos