Amazonas FCBarezão 2023Esporte localPrincesa do Solimões

Amazonas vence o Princesa fora de casa e confirma liderança da 1ª fase do Barezão

Tavares marcou um golaço de falta, que garantiu a sexta vitória em oito jogos. Aurinegro agora terá o Operário na próxima fase

O Amazonas foi a Manacapuru, neste sábado (4), venceu o Princesa do Solimões por 1 a 0, no Gilbertão, e confirmou a liderança da 1ª fase do Campeonato Amazonense 2023. Agora artilheiro isolado do time na competição, Rafael Tavares marcou o gol da vitória da Onça-pintada, que agora encara o Operário nas quartas de final do Barezão.

O jogo

Jogando em casa, o Princesa tomou as iniciativas ofensivas da partida, mas logo aos 15 minutos, ficou com a vida mais complicada, quando Juci recuou fraco para Waldson, que precisou derrubar Miliano, que sairia na cara do gol, e acabou sendo expulso. Na cobrança da falta, aos 17 minutos, Rafael Tavares colocou com maestria no ângulo de Serjão, que até foi na bola, mas não evitou a abertura do placar. Em desvantagem numérica e no placar, o Tubarão quase chegou ao empate aos 42 minutos, quando Jonas cruzou da direita e Frank cabeceou com perigo para fora.

Camisa 10 da Onça-pintada chegou a cinco gols na competição

Segundo tempo

Após o intervalo, o Amazonas chegou próximo de ampliar a vantagem. Ainda no primeiro minuto da segunda etapa, Serjão saiu jogando errado nos pés de Rafael Tavares, que dominou, cortou o marcador e finalizou de esquerda, mas o goleiro do Princesa se recuperou e fez a defesa.

Logo depois, Miliano cobrou falta na área, Yuri ajeitou para o meio e Luis Gustavo emendou uma bicicleta, mas Serjão fez nova defesa e salvou o Tubarão. Aos 10 minutos, foi a vez de Yuri cruzar rasteiro da direita e Laércio completar de primeira para outra defesa do goleiro da equipe de Manacapuru.

Aos 19, após bobeira dos zagueiros do Princesa, DG, que tinha acabado de entrar, saiu na cara do gol, driblou Serjão, mas mandou por cima do gol. Após os sustos, o Tubarão respondeu logo depois. Felipinho brigou pela bola no meio e enfiou para Frank, que finalizou fraco nas mãos de Fabian Volpi.

Aos 28, a Onça-pintada chegou com perigo de novo. Laércio recebeu pela direita e achou belo passe para Tavares, mas o camisa 10 mandou de direita por cima. Poucos minutos depois, Luan Santos acionou DG em velocidade, o camisa 20 deixou Eric no chão, mas parou em Serjão, que saiu fechando o gol.

O Princesa do Solimões tentava chegar ao gol de empate, principalmente pelos lados do campo com Jonas, mas sem conseguir furar a defesa do Amazonas, que voltou a assustar aos 45 minutos. DG recebeu pelo meio, puxou para a direita e finalizou rasteiro para fácil defesa de Serjão. Já nos acréscimos, Vini Locatelli aproveitou mais uma falha da defesa do Tubarão, invadiu a área e rolou para Laércio, que mandou para o gol, mas o goleiro da equipe da casa praticou outra ótima defesa.

Panorama e próxima fase

Com mais três pontos na conta, o Amazonas fecha a fase grupos do Barezão na liderança, com 19 pontos, enquanto o Princesa do Solimões ficou no 3º lugar, com 14. Na próxima fase, a Onça-pintada enfrenta o Operário, que acabou ficando com a vaga por conta da punição sofrida pelo Iranduba. Por sua vez, o Tubarão vai encarar o RPE Parintins. As duas equipes tem a vantagem do empate em seus respectivos confrontos.

Confira os melhores momentos:

Matheus Pereira

Graduado em jornalismo; 26 anos; desde 2020 no Esporte Manaus.