Amazonas FCBarezão 2025Esporte localPrincesa do Solimões

Amazonas vence o Princesa por 1 a 0, garante liderança e vaga direta nas semifinais do primeiro turno do Barezão

Luan Silva marcou o gol da vitória aurinegra no Zamith. Onça “pula” uma fase, enquanto o Tubarão ainda tem chances de disputar o playoff

Pela quarta e última rodada da primeira fase do primeiro turno do Campeonato Amazonense de 2025, o Amazonas FC venceu o Princesa do Solimões por 1 a 0, na tarde deste sábado (8), no estádio Carlos Zamith, e é o primeiro classificado para a semifinal do turno. Luan Silva foi o autor do gol decisivo da equipe aurinegra, que segue invicta e garantiu a liderança do grupo B.

O jogo

Ainda no aquecimento, o Princesa do Solimões perdeu seu principal jogador. Dedê sentiu a coxa e virou desfalque de última hora. Logo com 40 segundos de jogo, Luan acionou William Barbio na ultrapassagem pela direita, ele arrancou com velocidade e na passada acabou calçado por Diego Hoffmann. O árbitro assinalou pênalti para o Amazonas.

Aos dois minutos, Sassá foi pra cobrança e bateu no canto esquerdo de André Regly, que estreava com a camisa do Princesa e voou para fazer a defesa. A bola ainda bateu na trave e voltou nos pés de Sassá, travado pela defesa, não conseguiu aproveitar o rebote. Aos 13, Índio lançou Bismarck nas costas da defesa aurinegra, com espaço, ele avançou mas bateu mal, desperdiçando a oportunidade para o Tubarão.

Diante do Princesa bem postado, Fabiano apostou na bola longa buscando os dois centroavantes, e a parceria funcionou. Luan Silva dominou e passou para Sassá, que tentou o chute mas foi travado por Hércules, a bola voltou para Sassá, que ajeitou para Luan Silva bater de primeira da entrada da área e vencer Regly, acertando a “bochecha” da rede. Onça-pintada na frente, aos 24 minutos.

O confronto pessoal entre Regly e Sassá ganhou um novo capítulo aos 35 minutos. A defesa do Princesa tentou afastar uma investida de contra-ataque da Onça-pintada, mas a bola sobrou dentro da área para Sassá, ele dominou bem e ajeitou para emendar uma bicicleta que ia encobrindo Regly, mas o arqueiro alvirrubro deu um passo pra trás e espalmou para escanteio.

Aos 42, Raimar cobrou escanteio da esquerda no primeiro poste, Robertinho apareceu livre de marcação e cabeceou pra baixo, a bola beliscou o pé da trave.

Segundo tempo

A chuva que caiu no estádio Carlos Zamith na reta final do primeiro tempo deixou o gramado com muitas poças, dificultando a construção de jogadas das equipes na volta do intervalo. Com o campo mais seco a seu favor, o Princesa do Solimões aumentou o ritmo e passou a ocupar mais o ataque.

Aos 31 minutos, em cobrança de escanteio, João Lopes saiu do gol e tentou afastar, Índio pegou a sobra e finalizou para defesa à queima-roupa do goleiro aurinegro, Hércules ficou com o rebote, fez a finta e bateu pro gol, mas Robertinho tirou em cima da linha, Spice completou dando um chutão pra longe, evitando o empate.

O Caboco do Jogo

Ao final do duelo, o atacante Luan Silva, do Amazonas, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes no estádio.

Panorama e próximas partidas

Com a terceira vitória, o Amazonas chegou a 10 pontos e garantiu a liderança do grupo B, assegurando vaga direta nas semifinais. Agora a Onça-pintada aguarda o vencedor do playoff entre o segundo e terceiro colocado. As vagas estão entre Nacional, São Raimundo e Manauara.

Já o Princesa amargou a primeira derrota após três empates e finaliza a primeira fase com três pontos, mas ainda tem chances de disputar o playoff do grupo A. A definição será com a conclusão da rodada, neste domingo (9).

Na quarta-feira (12), o Amazonas vai até Boa Vista encarar o São Raimundo-RR, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Verde, às 19h30 (de Manaus), no estádio Canarinho.

Melhores momentos