Amazonas vence Operário por 2 a 0 e conquista classificação inédita às semifinais
A Onça fez o dever de casa, manteve o favoritismo e se garantiu entre os quatro melhores do Barezão ao bater o Sapão por 4 a 1 no agregado
O Amazonas voltou a vencer o Operário, desta vez por 2 a 0, na tarde deste sábado (18), no estádio Carlos Zamith, no jogo de volta das quartas de final do Campeonato Amazonense 2023. Adriano Canutama e Rafael Tavares marcaram os gols da Onça-Pintada, que avança pela primeira vez na história para as semifinais do Barezão.
O jogo
A partida começou de baixo de um sol escaldante na capital amazonense, com os times mostrando muita intensidade física. Aos três minutos da etapa inicial, Rafael Tavares deu um chute de média distância por cima do gol adversário. Com 14 minutos, foi a vez de Xavier aparecer para tentar também, o volante do Amazonas aproveitou bola rebatida pela defesa do Operário e finalizou de primeira por cima do gol.
O Amazonas imprimia o seu ritmo no jogo. Aos 15 minutos, Luan foi lançado pela direita, avançou pra dentro da grande área e finalizou forte, mas parou na defesa do goleiro Luis Paulo, que espalmou para escanteio. Na cobrança, Miliano cruzou na cabeça de Adriano, no segundo poste, que não desperdiçou a oportunidade e abriu o placar para a Onça-pintada.
Aos 20, o Amazonas encontrou espaço com PH, o volante finalizou de longe e a bola passou pelo lado direito do gol adversário. O Operário conseguiu a sua primeira grande chance somente aos 39 minutos, quando Lucas Espiga dominou dentro da área e chutou firme, mas a defesa aurinegra se recompôs e travou a batida, desviando para escanteio.
O Operário encontrava na bola parada uma válvula de escape para buscar o gol de empate. Após cobrança curta de escanteio aos 43 minutos, Luquinha cruzou na segunda trave e encontrou Marquinhos, o zagueiro tentou de cabeça mas, sem sucesso. No final do primeiro tempo, o Amazonas ainda teve mais uma chance, aos 47 minutos, o lateral Adriano apareceu por trás da defesa e cruzou rasteiro, o zagueiro Casão desviou contra o próprio patrimônio, por sorte a bola bateu no travessão.
Segundo tempo
A etapa final começou com o Amazonas mantendo seu ritmo de jogo, logo no primeiro minuto, Miliano foi acionado pela esquerda e tocou rasteiro para Luan que desperdiçou a oportunidade e chutou por cima do gol.
Com cinco minutos, Miliano foi lançado novamente pela esquerda, o camisa 17 do Amazonas avançou e deu mais um belo toque para Luan, que chutou em cima do goleiro Luis Paulo, no rebote, Rafael Tavares estava bem posicionado e chutou, fazendo o segundo gol da Onça Pintada.
O Amazonas chegava pelas laterais do campo, pelo lado direito aos 16 minutos Adriano chegou na linha de fundo e cruzou para Luan que no alto cabeceou e o Luis Paulo defendeu. O Operário não desistiu do jogo e aos 19 minutos, após boa troca de passes a bola chegou no meia Cris Lopes que arriscou um chute forte, mas Volpi fez a defesa.
Os visitantes continuavam indo para o ataque, aos 22 minutos Cris Lopes recebeu a bola e achou Diego Vitor livre, o camisa 7 desperdiçou a oportunidade chutando por cima do gol. O Operário começou a buscar o seu gol e em mais uma chegada, aos 26 minutos, Cris Lopes chutou forte no canto obrigando Volpi fazer mais uma defesa espalmando para escanteio.
Aos 36 minutos, Marcelinho cobrou falta para dentro da área e de cabeça Cris Lopes subiu mais que todo mundo e jogou por cima do gol. A Onça administrou a vantagem e confirmou a classificação após nova vitória sobre a equipe de Manacapuru.
Panorama e próxima fase
Classificado às semifinais pela primeira vez em sua história, o Amazonas irá encarar o Nacional. Por ter liderado a fase classificatória, a Onça-pintada terá a vantagem de decidir em casa e avançar com empate no placar agregado até a decisão do Barezão. As semifinais estão programadas para os próximos dois finais de semana, com detalhes a serem definidos pela FAF
Sob supervisão e edição de Lucas Queiroz
Confira os melhores momentos: