Judoca de 15 anos foi revelada no projeto “Aprender Lutando”, da Prefeitura de Manaus, e hoje é atleta do CAEC/Kaizen
Uma nova joia começa a surgir no esporte amazonense. Trata-se de Ana Paula da Silva Sena, judoca de apenas 15 anos que acaba de conquistar a medalha de prata no Campeonato Brasileiro Interclubes – Meeting Nacional de Judô 2025. Disputada nas classes Sub-18 e Sub-21, a competição foi realizada neste fim de semana, 8 e 9 de fevereiro, no Iate Clube de Brasília (DF).
Revelada no projeto “Aprender Lutando” da Prefeitura de Manaus (núcleo da Escola Municipal Magnólia Frota, na Cidade Nova, Zona Norte), Ana Paula Sena é atleta do Clube Administrativo Esporte e Cultura (CAEC/Kaizen, no Adrianópolis). A academia onde a joia vem sendo lapidada atualmente é liderada pelo professor Dejanir Nunes.
A revelação conta ainda com suporte de especialistas nas áreas de fisioterapia (Dr.Átila), preparação física e jiu-jítsu (GF Team/CT Sonho de Atleta, Wellington Teixeira), com foco na melhoria do desenvolvimento físico e técnico nas competições de alto rendimento. Os primeiros frutos da dedicação e do investimento já estão aparecendo.
A promissora judoca competiu na classe Sub-18 (Cadete) e chegou ao vice-campeonato duas vitórias na fase classificatória, primeiro sobre Yasmim Toledo (Instituto Reação-RJ) e depois sobre Karina Costa (Esporte Clube Praia Grande-SP), e uma derrota.
A disputa pelo ouro foi contra Alessia Sheridan, do Clube Hebraica (São Paulo), atleta número 1 do ranking nacional da categoria. A prata coloca a judoca de Manaus no seleto grupo de atletas do banco de talentos da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
“Muito feliz pelo resultado da Ana Paula no Meeting Nacional. Com essa medalha de prata, agora ela vai para a seleção brasileira, o circuito europeu e o mundial. Ela está seguindo os mesmos passos da Ritinha”, disse o mais que orgulho técnico Dejanir Nunes, referindo-se aos feitos da também amazonense Rita de Cássia Reis, bronze no Mundial Júnior de Abu Dhabi, em 2015. Aquela foi a primeira medalha de um judoca do Amazonas num Mundial de Judô.
Importância
O CBI Meeting Nacional Cadete e Júnior é uma das portas de entrada para definir as equipes que vão aos estágios internacionais, Campeonatos Pan-Americanos e Mundiais de base. A partir dos resultados obtidos, a CBJ viabiliza, com parceiros como o Ministério do Esporte, os investimentos para colocar os judocas da nova geração em intercâmbios e competições de nível internacional.
Foco no feminino
A equipe CAEC/Kaizen também enviou ao Meeting Nacional a judoca Ana Beatriz da Silva dos Santos, que competiu na categoria – 70 kg na classe Sub-21 (Júnior). A amazonense perdeu na primeira rodada para Lívia Resende (Esporte Clube Pinheiros-SP).
O objetivo da dupla amazonense agora é a preparação para as próximas competições do calendário local e nacional e também a articulação para um intercâmbio numa grande equipe do Sudeste. As atletas viajaram para o meeting com passagens cedidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Com informações da Assessoria de Imprensa CAEC/Kaizen Judô Clube