Esportes Olímpicos

Amazonense conquista medalha de bronze no Brasileiro sub-20 de atletismo, no Paraná

Akassis Akis, de 18 anos, assegurou o terceiro lugar na modalidade de Arremesso de Peso e almeja voos mais altos na temporada

O Campeonato Brasileiro sub-20 de atletismo teve amazonense subindo no pódio, no último final de semana, em Cascavel, no Paraná. O jovem Akassis Akis, de 18 anos, faturou uma medalha de bronze modalidade de Arremesso de Peso, e trouxe um expressivo resultado na bagagem.

Disputando em meio a outros 30 jovens, Akassis assegurou a medalha ao bater a marca de 16,41 metros, com o peso de 6kg. Apesar da pouca idade, o amazonense carrega a experiência de ser campeão brasileiro estudantil e ter representado o Brasil no Mundial de 2022, na França. Sem patrocínios e com o sonho de se tornar um atleta olímpico no futuro, ele revela o que sentiu sentiu no momento em que foi informado sobre a pontuação que garantiu o pódio.

“Por ser uma competição de nível muito elevado, foram vários os sentimentos naquele momento. Somente no último segundo que tive a confirmação, fiquei sem palavras, não sabia se chorava, se ria, se dançava com tamanha alegria, pois era uma conquista que vinha tentando alcançar, tão desejada. Poder trazer a medalha na peito foi a sensação de dever cumprido”, afirmou.

Sem ter um treinador específico da modalidade ao lado, quem ajuda Akassis nos treinamentos é o pai Francisco Ribeiro. Juntos, eles têm traçado metas, e mesmo sem equipamentos adequados e as melhores condições como em outros centros, conseguem entregar resultados expressivos.

Kelen Castro, mãe de Akassis, contou que a Federação Amazonense de Atletismo custeou as passagens e deu uma força ao prodígio, e também como foi a tensão e o orgulho de acompanhar de longe o desempenho do atleta.

“A família estava toda em casa acompanhando o resultado em tempo real, quando ele alcançou a marca, todos já tinham certeza que vinha medalha. Comemoramos muito, pois foi fruto da sua dedicação e esforço, ele treina sob o olhar do pai dele. Ele não é treinador, porque pra fazer isso precisaria ter curso, formação em educação física, mas juntos estão aprendendo e alcançando resultados. Como mãe, me sinto orgulhosa, pois sei que seu esforço valeu a pena, foram dias, noites e madrugadas de treinos, cansei de ver ele dizer que estava com dor e cansaço, mas nunca desistiu do seu objetivo”, detalhou.

Os próximos campeonatos a serem disputados nesta temporada pelo atleta serão o Campeonato Norte-Nordeste, Campeonato Brasileiro sub-23 e o Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Olímpico, buscando resultados para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.

Sob supervisão e edição de Lucas Queiroz