Atleta competiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos e teve a melhor marca de 79,46 metros, fechando a fase classificatória na 19ª colocação geral
O amazonense Pedro Henrique Nunes não conseguiu a classificação para a final do lançamento de dardo nas Olimpíadas de Paris 2024, na prova que ocorreu na madrugada desta terça-feira (6), no Stade de France, maior estádio da capital francesa. O melhor lançamento do atleta de 25 anos foi de 79,46 metros e não superou os demais competidores, que tiveram marcas acima dos 84 metros.
Pedro fez três lançamentos, sendo o primeiro de 76,23 metros, o segundo de 79,46 metros e o último de 75,69 metros. Com a melhor nota na casa dos 79 metros, Pedro ficou na 10ª posição dentro da sua bateria, mas em 19º no geral. Apenas os 12 primeiros seguiram para a final, que acontece na próxima quinta-feira (8).
O outro brasileiro, Luiz Maurício da Silva se classificou para a final com a marca de 85.91 metros e vai lutar pela medalha para o Brasil. Em entrevista à Cazé TV após as baterias, o amazonense falou sobre o sentimento de representar o país nos Jogos Olímpicos e comentou o resultado.
“Eu esperava mais do resultado, mas a gente sabe que tem toda aquela primeira vez, de sentir o clima. Foi um ano muito importante, consegui essa vaga pra poder representar o Brasil. A minha bateria de lançadores foi muito forte. Não vou dar desculpas, vim ser feliz aqui (…) 2024 pra mim foi grandioso, com a marca de 85 metros. Eu treinei bastante para estar nessas Olimpíadas, com resultados e pontuação conseguimos chegar. Não saio feliz com o resultado, mas só de poder estar pisando aqui em Paris representando o Brasil, pra mim é gratificante”, disse.
Esta foi primeira participação de Pedro Nunes em Jogos Olímpicos. O estado não tinha um representante na disputa desde 2012. Ao retornar para o Brasil, Pedro vai focar os esforços nas Olimpíadas de Los Angeles 2028.