Amazonenses faturam medalhas no Campeonato Mundial Universitário de Praia 2024, no Rio de Janeiro
Elivaldo Feitosa e Viviane Bentes deram show na modalidade beach wrestling e garantiram lugar no pódio da competição
Os amazonenses Elivaldo Feitosa e Viviane Bentes mais uma vez fizeram história nas praias cariocas e garantiram medalhas de prata e bronze, respectivamente, no primeiro Campeonato Mundial Universitário de Praia, conhecido como Fisu Beach Sports, pela modalidade beach wrestling. O evento foi realizado no período de 2 a 8 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro.
Inédito no Brasil, o Campeonato Mundial Universitário de Praia reuniu aproximadamente três mil pessoas de 50 países, com disputas nas modalidades vôlei de praia, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, beach handball e surf.
Vice-campeão na competição, o atleta Elivaldo Feitosa, de 23 anos, falou sobre a felicidade diante da conquista. Para garantir a medalha de prata, o lutador venceu adversários dos Estados Unidos e da Sérvia, mas acabou sendo superado pelo oponente da Argentina, que foi o campeão da categoria até 80 kg.
“O nível do Mundial é altíssimo e eu pude sentir isso a cada luta. Enfrentei bons adversários, mas também me dediquei e treinei muito para estar aqui e poder representar da melhor maneira minha academia, minha instituição e o meu Amazonas. Não foi fácil, mas acreditei desde o começo no trabalho realizado e o resultado foi satisfatório. Missão cumprida”, ressaltou o atleta.
Estudante do quinto período de Educação Física da Universidade Nilton Lins, Elivaldo lembrou ainda da importância do resultado para sua vida esportiva e agradeceu pelo apoio recebido desde sua convocação até o pódio.
“A sensação é indescritível. Estou extremamente feliz porque, como atleta, poder representar o nosso país é uma honra e com o beach wrestling isso foi possível. Só posso agradecer a Deus pela oportunidade, à CBDU e à Faud pela confiança e a todos os que acreditaram no meu potencial. Essa conquista foi sonhada de forma coletiva, então eu sou grato por cada um que confiou e me deu forças para torná-la realidade”, destacou o medalhista.
Quem também garantiu uma medalha para o Brasil no Mundial foi a amazonense Viviane Bentes, de 22 anos. A lutadora cursa o oitavo período de Educação Física no Centro Universitário do Norte (Uninorte) e disputou na categoria até 60kg.
“Felicidade me define nesse momento. Primeiro foi o ouro no JUBs Praia e, agora, o bronze no Mundial. Todos os treinos, os sacrifícios, absolutamente tudo valeu à pena e eu fico muito realizada por poder ter a oportunidade de mostrar o meu trabalho e o daqueles que me acompanharam em todos os treinamentos”, afirmou a atleta.
Na competição, a atleta venceu uma adversária da Argentina e acabou sendo superada por uma brasileira e outra argentina. Com o resultado, a lutadora amazonense faturou o bronze na competição.
Estreante em uma competição internacional pelo beach wrestling, Viviane já mira novos objetivos. “Foi uma experiência única e que eu pretendo reviver. Em Manaus, treinarei ainda mais para os próximos desafios. A meta é garantir novamente uma convocação para o Mundial e chegar ao mais alto lugar do pódio representando meu país”, destacou.
Para participarem do Mundial, os lutadores amazonenses tiveram que passar por uma prova de fogo, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia 2024. Após vencerem todos os adversários nas disputas, Elivaldo e Viviane conquistaram ouro na modalidade beach wrestling e, em seguida, receberam a convocação oficial para o Fisu Beach Sports, por meio da Confederação Brasileira Universitária de Desporto (CBDU).
Com informações da FAUD