Ícone do site Portal Esporte Manaus

Apenas um time conquistou o acesso à C depois de perder a ida em casa

(Foto: Geraldo Bertanha)

O Fast entra em campo no próximo domingo (10), diante do Novorizontino para tentar reverter a derrota por 1 a 0 sofrida na Arena da Amazônia, pela partida de ida das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Caso consiga a vitória e o acesso à Sèrie C, o Rolo Compressor, além de quebrar a invencibilidade do adversário em casa na competição, ainda entrará para um seleto grupo de times que perderam a partida de ida em casa, reverteram o placar e conquistaram o acesso longe de seus domínios. Na história da Série D, apenas o Mogi Mirim, em 2012, conseguiu tal feito.

Placares iguais e vitória nos pênaltis

Após perder a primeira partida para o Cianorte por 2 a 1 marcando o gol que deu sobrevida praticamente no último lance do jogo, o Mogi Mirim foi ao Paraná precisando vencer para subir de divisão. E foi o que aconteceu, a equipe paulista devolveu os 2 a 1 da ida e levou a disputa pela vaga para os pênaltis, onde levou a melhor. No final, 4 a 2 para o Mogi e vaga na Série C garantida. Além da disputa ter sido decidida na marca da cal, dois dos três gols da equipe paulista no confronto também foram marcados de pênalti.

Derrotas revertidas em casa

Na história da Série D, outros cinco times também perderam o jogo de ida, mas conquistaram o acesso. Em 2009, o Macaé perdeu para o Tupi por 3 a 2, mas no venceu por 2 a 1 no Rio de Janeiro e se classificou pelo critério do gol marcado fora de casa. A história só foi se repetir oito anos depois, quando o Globo-RN perdeu para a URT por 1 a 0 e jogando sob seus domínios devolveu o placar da ida e conquistou o acesso nos pênaltis. Já em 2018, foi a vez do São José-RS sair perdendo por 1 a 0 para a Linense e depois vencer por 2 a 0 e sair classificado.

Em 2019, o cenário aconteceu duas vezes, além do Brusque que perdeu a primeira partida por 1 a 0 para a Juazeirense e na volta fez 4 a 0 em Santa Catarina, o Manaus FC também saiu atrás e contou com o apoio da torcida e do fator casa para conquistar o acesso. O Gavião do Norte foi derrotado pelo Caxias por 1 a 0 e na volta, aos olhos de mais de 44 mil pessoas, venceu por 3 a 0 e subiu à Série C.

Sair da versão mobile