Apesar de jogo equilibrado, Iranduba perde por 3 a 1 para o Grêmio
Foto: João Normando
O Iranduba foi ao sul do país enfrentar o Grêmio nesta quarta-feira (9) e sofreu a primeira derrota como visitante no Campeonato Brasileiro Feminino Série A1. Com gols de Andressa, Karina e Eudimilla, a equipe gaúcha venceu por 3 a 1. Luana Grabias descontou para a equipe amazonense.
O jogo
Assim como na partida contra o Flamengo, o Iranduba sofreu um gol nos primeiros cinco minutos de partida. Aos dois minutos, Karina cobrou o primeiro escanteio da partida, a zagueira Andressa subiu para tocar de cabeça pro fundo do gol para abrir o placar para as gaúchas. Com dificuldade para infiltrar na defesa do Grêmio após o gol, o Hulk reagiu apostando nos chutes de fora da área para tentar incomodar a goleira Raíssa. Com apenas 20 minutos de partida, a lateral-esquerda Gisele sentiu lesão e saiu para a entrada de Natasha. O time de Cavalo melhorou a marcação no meio de campo, subiu as linhas e começou a pressionar a saída de bola gremista, obrigando o Tricolor a fazer ligações diretas.
Após um certo domínio do Iranduba, aos 37 minutos o Grêmio voltou a atacar com a atacante Mariza, a camisa 8 saiu cara a cara com Yessica, que fez uma boa defesa abafando a finalização da meia gremista. Recuperando rápido a bola e com mais tranquilidade para sair com a bola no pé, o Hulk tentou chegar ao ataque, mas pecou no último passe e não conseguiu concluir as jogadas.
Sob os olhares de Pia
De olho em novas jogadoras, a sueca Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira Feminina estava presente na arquibancada do CT Hélio Dourado, acompanhada da auxiliar Bia Vaz e da nova coordenadora de Seleções, Duda Luizelli.
Segundo tempo
Pensando em melhorar a criação do time, Cavalo promoveu no intervalo a entrada de Mayara, que reestreou pelo Iranduba. O Grêmio apostava na transição rápida ao ataque, explorando as costas das laterais e levou perigo aos 7 minutos, com um chute forte de Marta, que escapou pela esquerda bateu na rede pelo lado de fora. Mayara respondeu para o Hulk com um bom chute de fora da área, que também passou próximo ao gol.
O Grêmio igualou a intensidade na marcação e deixou o jogo truncado, com mais faltas marcadas em comparação ao primeiro tempo. Aos 18 minutos, o Tricolor chegou pela esquerda, Karina limpou a jogada, tentou bater pro gol, a bola resvalou no braço da zagueira Petra e o árbitro marcou pênalti. A própria camisa 10 cobrou a penalidade, bateu no meio do gol, forte, no alto, sem chances para Yessica, que caiu para o canto direito, 2 a 0 Grêmio. As meninas do Iranduba seguiram tentando agredir, sem sucesso, devido a boa partida do setor defensivo do Grêmio, que seguiu apostando nos contra-ataques.
Aos 33 minutos, Sinara, que já havia sido amarelada aos 15, tentou impedir um contra-ataque do Iranduba interceptando a bola com a mão e acabou expulsa de campo. Aos 39 minutos, após boa bola enfiada, Luana Grabias saiu na cara da goleira, tocou de leve por cima e descontou para o Iranduba, 2 a 1. O Iranduba se lançou ao ataque para tentar o empate, mas foi o Grêmio quem achou um espaço no contra-ataque e marcou novamente. Aos 41, a capitã Karina escapou pela esquerda, finalizou de perna direita para outra boa defesa de Yessica, mas no rebote, a jovem Eudimilla empurrou pro gol e matou o jogo para o Tricolor, 3 a 1.
Panorama
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 18 pontos e subiu uma posição na tabela de classificação, ocupando agora o 3º lugar. Já o Iranduba permanece na 11ª colocação com 9 pontos, podendo ser ultrapassado pelo Cruzeiro, 12º colocado com a mesma ponutação, que enfrenta o Vitória-BA em casa nesta quinta-feira (10).
Próximo jogo
A delegação segue no Rio Grande do Sul, agora para enfrentar o Internacional no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, cidade a 39 quilômetros da capital Porto Alegre. A partida válida pela 9ª rodada acontece às 17 horas, horário de Manaus. Enquanto o Grêmio enfrenta o Corinthians, vice líder na tabela, também no no domingo (13), fora de casa.