Futebol Feminino

Após denúncias de jogadoras, Holanda oficializa desistência do Barezão Feminino 2024

Atletas que denunciaram casos de assédio, ameaça e precariedades do clube já retornaram a seus estados de origem

O Holanda EC está fora da disputa do Campeonato Amazonense Feminino 2024. O clube oficializou a desistência junto à Federação Amazonense de Futebol (FAF), na última segunda-feira (1º). A decisão ocorreu poucos dias após jogadoras do Holanda denunciarem diretores do clube de ameaça, assédio e pediram ajuda por segurança.

Com a saída da equipe, o Barezão Delas agora conta com 11 equipes participantes e a tabela da competição passará por mudanças, que serão divulgadas pela FAF nos próximos dias. Seguem na disputa Recanto, Princesa do Solimões, Manauara, Manaus FC e Unidos do Alvorada, Tarumã, Presidente Figueiredo, São Paulo Amazonas, Amazonas Legis, JC e Instituto 3B.

Entenda o caso

No último dia 27, atletas do Holanda realizaram as denúncias, por meio de publicações nas redes sociais e por um boletim de ocorrência registrado contra Jones Xavier, diretor do clube acusado de assédio por uma jogadora menor de idade. Procurado pela reportagem do Portal Esporte Manaus, Jones Xavier negou todas as acusações de assédio, ameaças e falta de alimentação.

No dia seguinte, diretores da FAF deram suporte às atletas e ao treinador do Holanda. Eles foram levados a um hotel, alimentados e ouvidos pelo jurídico da entidade.

No domingo (30), o Holanda se pronunciou oficialmente por meio de uma rede social. De acordo com a publicação, o clube estava em posse de áudios que relatavam que as atletas foram coagidas a participar “dessa história toda”. Confira o pronunciamento na íntegra:

Nossos advogados estão na pose de 7 áudios, as atletas relatando que foram coagidas a participar dessa história toda, em breve a justiça será feita e toda verdade vai ser esclarecida.
Holanda é um clube totalmente profissional, não será uma ou duas atletas, que vai suja a imagem do clube.
Hoje o clube está recebendo enumeras críticas, por situações que nunca aconteceu.

Matheus Pereira

Graduado em jornalismo; 26 anos; desde 2020 no Esporte Manaus.