Ícone do site Portal Esporte Manaus

Após desistir do Rio Negro, milionário deve apoiar criação de um novo clube em Parintins

(Foto: Márcio Silva/Divulgação)

O time de milenials do futebol amazonense pode ganhar um reforço ainda em 2021. Conhecida pelo Festival Folclórico onde Garantido e Caprichoso duelam anualmente, Parintins (a 269 km de Manaus) deve ser a casa do mais novo caçula Barezão: o Parintins Futebol Clube. Por trás do projeto, que prevê a criação de um clube-empresa, estão políticos locais e o empresário coreano Sung Un Song, que havia arrematado a sede do Rio Negro e desistiu oficialmente de levar o projeto em frente após resistência do clube.

O deputado estadual Tony Medeiros (PSD), um dos cabeças do projeto, disse ao Portal Esporte Manaus que reuniões estão acontecendo em Manaus e Parintins. Uma delas contou com a participação de Sung un Song.

Além do empresário coreano, teria participado de uma das reuniões o ex-deputado federal por São Paulo, Vicente Cândido, que também já foi diretor da CBF e do Corinthians, clube no qual chegou a ser citado numa delação da Operação Lava Jato. Ele teria pedido e recebido vantagem indevida, no valor de R$ 50 mil, repassada pela Odebrecht para ajudar na liberação da construção do estádio do clube para a Copa do Mundo de 2014, hoje Neo Química Arena. Três executivos da empreiteira fizeram as acusações, mas Cândido sempre negou envolvimento no caso.

Vicente Cândido já foi diretor da CBF e do Corinthians (Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados)

“Acertamos detalhes e demos um grande passo para a iniciar o projeto de criação do time profissional do Parintins Futebol Clube”, disse Tony Medeiros.

O deputado amazonense também informou que os fundadores estão no processo de emissão e apresentação dos documentos necessários para a criação da nova instituição. O parlamentar revelou que além que o clube deve carregar as cores dos dois principais Bumbás da cidade.

“É um sonho muito antigo do povo de Parintins. Tenho certeza que isso vai dar uma balançada no esporte lá. É um time que nasce com 150 mil torcedores, que vai unir as duas nações. E o grande lance são os programas sociais agregados ao clube”, afirmou.

Ainda segundo Tony, o novo clube vai aproveitar estruturas do Sport Clube Parintins, agremiação amadora da cidade, e vai oferecer para dois grandes clubes do futebol brasileiro um espaço para que jogadores jovens adquiram experiência.

“Com a vinda desses jogadores, mesclaremos com os nossos e formaremos uma grande equipe para disputar todas as competições. Vamos iniciar pela Série B do Campeonato Amazonense e depois galgar as outras categorias, visando a disputa das competições das séries nacionais”, finalizou.

Estádio Tupy Catanhede serve ao futebol amador em Parintins (Foto: Yuri Pinheiro)

No Campeonato Amazonense de 2021, além de Manaus, outras três cidades tiveram representantes na competição. Apesar de disputar os jogos na capital, o Iranduba carrega o nome do município, enquanto o Princesa do Solimões representa Manacapuru e Penarol e JC FC são os representantes de Itacoatiara. Caso se concretize a criação, o Parintins FC será o primeiro clube profissional da Ilha Tupinambarana, que tem como único estádio o Tupy Catanhede, que atualmente serve exclusivamente ao futebol amador.

A cidade

Parintins é a segunda maior cidade do Amazonas, com uma população estimada de 115 363 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020. Localizada na região do Baixo-Amazonas, quase na fronteira com o estado do Pará, a ilha de Parintins só é acessível aos visitantes por meio de barcos ou aviões.

Parintins fica a 269 km de Manaus e é um fenônemo no turismo (Foto: Divulgação)

A economia de Parintins está voltada ao turismo, comércio, agropecuária, pesca, extrativismo e indústria. O Festival Folclórico de Parintins é a festa mais popular do município e a maior vitrine da cultura amazonense, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Sair da versão mobile