Ícone do site Portal Esporte Manaus

Após empate com o Guarani, Lacerda valoriza rodagem do elenco: “É importante oportunizar os atletas”

Com a vida do Amazonas resolvida na Série B, o treinador aproveitou o duelo em Campinas para colocar atletas que não vinham atuando tanto

O Amazonas FC garantiu um ponto ao empatar em 0 a 0 contra o Guarani, em partida válida pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe amazonense encerrou a sequência de cinco derrotas fora de casa e segue na 11ª posição, com 49 pontos. Do outro lado, o time paulista acabou confirmando o rebaixamento à Série C.

Com a permanência na divisão garantida, o técnico Rafael Lacerda aproveitou o jogo para dar oportunidade a jogadores que atuaram menos durante a temporada, como o goleiro Fabian Volpi, o volante Xavier, o meia Rafael Tavares e o atacante Uchuari. No segundo tempo, o volante Sousa e o atacante Cocote também entraram em campo. Após o jogo, Lacerda comentou sobre o desempenho e as escolhas para a partida.

“No segundo tempo o time foi bem, claro que entram aqueles jogadores que estão com mais ritmo e isso é normal, mas acredito que no primeiro tempo a gente fez um jogo que a gente oscilou. Em alguns momentos não estivemos bem, em outros estivemos melhor que o Guarani. A equipe oscilou, mas temos que lembrar que enfrentamos um adversário que fazia o jogo da vida, só a vitória interessava para tentar escapar do rebaixamento. No segundo tempo, sim, a gente cresceu, a equipe produziu, teve chances para vencer o jogo e eles também tiveram. Mérito do Volpi que fez boas defesas, mas o importante é que a gente conseguiu rodar o elenco.”

Com grandes defesas, Fabian Volpi foi um dos que aproveitou a oportunidade no Brinco de Ouro

Lacerda também ressaltou a importância de dar espaço para atletas com baixa minutagem, destacando que a decisão foi tomada em conjunto com a diretoria. “Acho que é importante a gente oportunizar os atletas porque muitos não tiveram chance. Vou dar o exemplo do Uchuari. Ele não teve oportunidade não por treinar mal, mas porque o Ênio e o Serafim fizeram uma Série B de altíssimo nível, com excelente capacidade física e intensidade. Então, não só o Uchuari, mas também Ermel, Barbio e Cocote tiveram poucas oportunidades pelo nível de atuação dos titulares. Decidimos isso em conjunto, com a diretoria, pois no Amazonas as decisões são tomadas coletivamente.”

Apesar de não ter saído completamente satisfeito com o resultado, Lacerda considerou o desempenho positivo dentro das condições apresentadas. “Não posso dizer que saio satisfeito por completo, porque não vencemos, mas vendo o contexto da partida, jogando fora de casa e com cinco trocas na equipe, contra um adversário pressionado, posso dizer que estamos 70% satisfeitos. Faltou os 30% finais para a vitória, que seria ideal, mas a equipe está de parabéns.”

Na penúltima rodada, o Amazonas encerra sua participação em casa contra o Goiás, que ainda busca o acesso à Série A. O jogo de despedida em Manaus será no próximo sábado (16), às 18h (de Manaus), no estádio Carlos Zamith. A intenção é ir a campo com força máxima: “Agora vamos nos reunir novamente e pensar no jogo do Goiás, que envolve muita coisa dentro do campeonato. Com certeza, vamos colocar um time muito competitivo pra encerrar com chave de ouro as nossas partidas dentro do nosso estado. O torcedor pode ter certeza de que vamos brigar pela vitória contra o Goiás.”

Sair da versão mobile