Após empate em casa, Lacerda ressalta campanha do Amazonas e afirma: “O importante é estar dentro do G8”
Treinador aurinegro admitiu estar incomodado com a falta de vitórias, mas pensa em conquistar a classificação à segunda fase o quanto antes
O Amazonas empatou sem gols contra o Ypiranga-RS no último sábado (22) e chegou ao terceiro jogo sem vencer na Série C do Campeonato Brasileiro. No entanto, o Aurinegro colocou fim a sequência de derrotas seguidas para Paysandu e Volta Redonda, a última delas por goleada. O técnico Rafael Lacerda fez uma análise do desempenho e do impacto do resultado na campanha.
Não tem como ficar abatido por toda a campanha que a gente tem aqui dentro do Amazonas, todo o trabalho que é desenvolvido. Estamos aqui há um ano e quatro meses com seis derrotas. Isso é um número assustador, e esse grupo aqui dentro da Série C tinha apenas uma derrota, então não é reflexo disso. Eu achei um jogo muito estranho, as duas equipes criaram, muito calor. O Ypiranga numa postura mais defensiva, a bola muito viva e a gente não conseguiu as conexões de jogadas. A gente trabalhou muito durante a semana situações de ultrapassagens, jogo de escorada e não conseguimos executar. Mas não tem nada a ver com o resultado no Rio. Claro que a gente ficou chateado, mas no outro dia a gente virou a página.
Rafael Lacerda
Com a derrota do Operário para o Confiança, o Amazonas tinha a chance de retomar a liderança da Série C, mas empatou em pontos com o Fantasma e permanece, por ora, na vice-liderança. O comandante aurinegro admitiu que há o incômodo pela vitória não ter acontecido, mas olhando de modo geral, o clube segue perto de conquistar uma vaga na segunda fase, que é decisiva para o acesso.
Eu fico um pouco incomodado de não ter vencido em casa, porque a vitória hoje nos colocaria praticamente dentro da próxima fase, mas eu considero que a gente conquistou um ponto e segurou um adversário que vai brigar por G8. Hoje estamos na parte de cima da tabela, com os mesmos 25 pontos do Operário. Podemos perder posições, mas o importante é estar dentro do G8.
Rafael Lacerda
Amazonas e Ypiranga chegaram para o confronto como os melhores ataques da competição, com 22 e 20 gols marcados respectivamente, além de terem dois dos artilheiros da competição, Sassá e Erick. Porém, o que se viu foram equipes mais cautelosas. Lacerda explicou a estratégia voltada para que sua equipe não sofresse gols.
A gente precisa voltar a jogar melhor, a produzir mais. Trabalhamos no dia-a-dia, temos tempo pra isso, vamos ter uma semana boa de trabalho, dar um descanso pros atletas neste domingo pra voltar na segunda-feira com força máxima pra ir a Santa Catarina e buscar o resultado contra o Figueirense. Todo mundo esperava um placar elástico, com dois artilheiros, os melhores ataques da competição. Só que no comando têm dois treinadores do Sul. A gente tem aquela fama de “retranqueiro”, os dois hoje cuidaram para não tomar gol e eu fico satisfeito por isso. Digo aos atletas que time que não toma gol é time que vai conquistar. Fiquei incomodado no último jogo, arrumar sistema defensivo é difícil.
Rafael Lacerda
Em relação a goleada para o Volta Redonda, o time titular do Amazonas passou por mudanças. Entraram Maycon, Charles, Diego Fumaça e DG entre os 11. Lacerda explicou que as alterações não foram feitas com o intuito de dar uma “chacoalhada” no elenco. Ele também falou sobre o respaldo que recebeu do presidente do clube, Weslley Couto.
Sobre o grupo, as mudanças não foram pra “mexer”. Não foi uma situação de mexer com o elenco, porque eu confio em todos, até em quem não veio pro jogo hoje. Eu estou muito tranquilo, poderia ter terra arrasada no último jogo, ninguém fez. Muita gente me procurou depois da derrota pro Volta Redonda para saber se tinha acontecido alguma coisa, estamos no futebol brasileiro. Mas chegamos no hotel, o presidente Weslley disse que aquilo era passado e começamos a pensar no Ypiranga. Achei fantástico da parte dele, por isso ele é parte fundamental dentro do projeto do Amazonas. Com certeza buzinaram na cabeça dele, mas ele mostrou porque nossa relação é tão boa.
Rafael Lacerda
O próximo desafio do Amazonas será no domingo (30), diante do Figueirense, às 18h (de Manaus), fora de casa, pela 15ª rodada da competição. Depois de três jogos, será mais uma oportunidade de um dos melhores visitantes da Série C retomar o caminho das vitórias.
Confira os melhores momentos de Amazonas FC 0 x 0 Ypiranga-RS