(Foto: Janderson Balbi/Penarol)
A defesa do título começou da melhor maneira possível para o Penarol no último domingo (7). Com alguns titulares poupados, vitória protocolar sobre o Iranduba por 3 a 0 e pelo terceiro jogo consecutivo, a defesa do Leão saiu do Floro de Mendonça sem ser vazada.
Um dos jogadores poupados em virtude da maratona de jogos foi o goleiro Pedro Henrique, decisivo na final do Barezão 2020, pegando dois pênaltis contra o Manaus. O arqueiro deu lugar a Bernardo Carvalho, que fez sua segunda partida com a camisa do Penarol e deu conta do recado, ajudando a manter a meta zerada ao defender uma penalidade do meia Petinha já nos acréscimos.
Bernardo avaliou o desempenho da equipe na partida e afirmou ter estudado o estilo de cobrança do camisa 10 do Hulk. “A partida em si foi bem controlada pela nossa equipe, nosso setor defensivo sempre bem posicionado, não sofreu muito. Na única chance clara que tiveram, através do pênalti que no meu ver, foi mal marcado, eu consegui fazer a leitura certa, pegar o pênalti e mais uma vez nossa defesa sai de um jogo sem sofrer gols. Um detalhe importante, no dia anterior ao jogo, eu tinha estudado o batedor deles, e vi que ele batia naquele canto. E deu certo”, relatou.
Titular em cinco jogos vestindo a camisa do Nacional em 2020, Bernardo vive uma realidade diferente no Leão da Velha Serpa. Sendo o mais velho dos goleiros, com 28 anos de idade, ele elogiou os jovens companheiros de posição Pedro Henrique, de 21, e Lucas Cantuário, de 18, e afirmou que a briga pela titularidade na meta do tricampeão amazonense é sadia.
“Para um atleta é muito ruim ficar de fora, eu particularmente não fico contente quando fico fora. Mas o treinador tem as escolhas dele. Meu papel é mostrar sempre nos treinos e jogos que estou mais do que apto sempre quando precisar de mim. Essa disputa é sempre saudável, Pedro e Lucas são garotos promissores de grande futuro. Eu tento passar experiência e segurança para meus companheiros, e acho que consigo fazer isso muito bem, e ontem pude colocar mais uma vez em prática”, contou Bernardo.
Na partida diante do Iranduba, o técnico Edmilson de Jesus deixou de fora do time titular, além de Pedro Henrique, os atacantes Jairo Paraíba, Acosta e Lucas Espiga, e o meia Edinho Corrêa, estes dois últimos entraram no decorrer do jogo. Na visão de Bernardo, o grupo tem uma boa sintonia com a comissão técnica.
“Eu enxergo o Penarol como uma equipe em constante evolução, e essa rodagem, esse ritmo de jogo é importante nesse sentido. Nosso elenco apesar de curto, tem dado conta do recado, muito pela sintonia de ideias, pela vontade de vencer que esse grupo tem. Creio que ainda podemos colher mais alguns frutos nessa temporada 2021”, finalizou.
Líder do Campeonato Amazonense, pela segunda rodada da competição, o Penarol volta a campo no próximo domingo (14), diante do Princesa do Solimões, no estádio Gilbertão, em Manacapuru, a partir das 15h30.