(Foto: João Normando/FAF)
De maneira inédita, o Manaus alcançou a segunda vitória consecutiva nesta Série C ao bater o Volta Redonda no último domingo (8) e subiu para a vice-liderança do grupo A. A atuação consistente do Gavião do Norte muito se deve ao técnico Evaristo Piza, até então com 100% de aproveitamento, que repetiu a escalação, fez alterações certeiras no decorrer do jogo e conseguiu sair com a defesa zerada. O comandante esmeraldino fez questão de pontuar o esforço do grupo e já mirou no Floresta-CE, próximo adversário.
“Ganhar é muito bom, ganhar é muito importante, não é fácil. Temos que comemorar bastante, o grupo trabalha para isso, busca isso. Nos deixa muito contente, temos que desfrutar desse momento, comemorar, porque eles foram valentes, os atletas competiram bastante, num horário difícil de jogar. Então é comemorar, só que com os pés no chão, amanhã já volta o treino à tarde, terça, quarta, quinta a viagem e vamos a Fortaleza fazer um grande jogo contra o Floresta em busca do objetivo”, disse Evaristo.
O volume de jogo do time pelos lados no primeiro tempo resultou no gol de Gilson de Alves nos acréscimos, mas era possível identificar que o setor de criação não estava em um bom dia. Na volta do intervalo, Piza sacou Anderson Paraíba, mandou Douglas Lima a campo e mudou o esquema. A mudança foi determinante para que a equipe mantivesse a organização defensiva e saísse com velocidade no contra-ataque. De maneira didática, ele explicou o que imaginou fazer em cada mudança.
“Foi uma leitura ali do primeiro tempo, a gente competiu bem o jogo, no setor de criação ali, a distribuição do Paraíba não estava saindo correta, tava disposto, competindo sem bola, mas com ela estava pecando no penúltimo passe, na organização. Com o 1 a 0 eu optei por um pouco mais de força pelos lados, mudei de um losango no meio e abri duas linhas de quatro com o Douglas, que tem força pra fazer esse corredor e o Davis do outro lado, além do Denilson e do Rafhael centralizados”, destacou.
O Voltaço chegou à Arena da Amazônia na liderança e invicto há nove jogos na Série C, Piza reconheceu as qualidades do adversário e mostrou contentamento com a resposta do time, que segurou a vitória. Depois da entrada de Douglas, João Diogo e Vitinho deram um novo gás ao setor de ataque, que incomodou na reta final da partida e quase ampliou o placar.
“Em momentos que eu percebi que o adversário começou a se expor mais, mudei uma estratégia pra imprimir velocidade, agredir o espaço, jogar mais em profundidade. Eles entraram bem, a gente conseguiu desafogar bem a equipe, um jogo muito difícil, um adversário de muita qualidade, com um conjunto bom, que vem jogando junto desde o Carioca, jogos grandes, mas a equipe teve bastante consciência, inteligência, isso me deixa feliz, juntamente com a postura e a vitória, um momento importante para nós”
O segundo triunfo seguido do Manaus foi fundamental em termos de classificação, a equipe chegou a 17 pontos e saltou da sétima para a segunda posição do grupo A, dois pontos atrás do líder Botafogo-PB e perseguido por outros três clubes com a mesma pontuação. Agora, o elenco tem semana cheia de preparação para enfrentar o Floresta-CE, fora de casa. A partida acontece no sábado (14), às 14 horas (de Manaus), e o Gavião do Norte pode alcançar três vitórias seguidas pela primeira vez na competição.