(Foto: Milly Barreto)
O Amazonas pode ter uma representante no quadro de arbitragem da FIFA a partir de 2022. Entre os dias 16 e 20 deste mês, a árbitra assistente Anne Kesy Gomes de Sá, de 29 anos, esteve no Rio de Janeiro passando por avaliações teóricas e físicas promovidas pela Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Participaram da avaliação árbitros principais e assistentes da entidade, além de aspirantes às vagas. Dos 43 profissionais, 16 eram mulheres e apenas Anne Kesy, que é aspirante desde 2015, representou o Amazonas. Os árbitros foram submetidos às avaliações de velocidade e resistência.
Aprovada na bateria, ela agora vive a expectativa de ser indicada para compor o quadro da entidade máxima do futebol. A resposta é prevista para outubro. Integrante do quadro da CBF há 10 anos, Anne se mostrou lisonjeada pelo convite e afirmou que seguirá trabalhando forte buscando o objetivo, em caso de negativa.
“Foi uma experiência fantástica estar junto com a elite da arbitragem brasileira. Tive êxito em todas as avaliações e agora fica a critério da comissão nacional a escolha de quem ficar com a vaga. É uma grande expectativa ser FIFA, mas caso o escudo ainda não venha, só de ter sido selecionada em meio a tantas mulheres competentes pelo Brasil, já me sinto muito honrada”, destacou Anne.
Em 2021, Anne trabalhou nas duas edições do Campeonato Amazonense, Copa Verde e mais recentemente tem trabalhado em partidas da Série D do Campeonato Brasileiro e Brasileirão Feminino Série A2. Com a indicação ao quadro da FIFA, estará apta para trabalhar em partidas internacionais.