Estreante com o escudo na atual temporada, Anne Kesy vai para o segundo ano habilitada a trabalhar em jogos internacionais
Em cerimônia realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última sexta-feira (11), a árbitra assistente amazonense Anne Kesy Gomes de Sá Guimarães foi a única amazonense entre os profissionais contemplados com a entrega dos escudos FIFA, que irão compor o quadro internacional de arbitragem em 2023.
Na temporada de 2022, Anne Kesy estreou com a insígnia e foi escalada em duelos importantes, como um dos jogos da final do Brasileirão feminino e o Torneio Sul-Americano Feminino sub-17, que marcou a primeira experiência da amazonense em jogos fora do país.
Anne Kesy era aspirante desde 2015, até que em 2021, foi aprovada e selecionada para integrar o quadro de arbitragem da FIFA a partir deste ano, chancela que a credenciou a atuar em jogos internacionais, sendo também a primeira amazonense a alcançar o feito.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues parabenizou os profissionais de pelo empenho durante a temporada e reforçou a importância que a arbitragem tem para o futebol brasileiro.
“O trabalho da arbitragem não é algo que se faz da noite para o dia. É uma longa jornada. Eu quero deixar minha mensagem de apoio a todos vocês e também meu compromisso com a arbitragem. A CBF tem feito investimentos consideráveis e vamos manter. Não se melhora o futebol se não tiver uma arbitragem qualificada. Quem dá condição de jogo é a arbitragem”, disse.
Além da entrega dos escudos aos cinco novos nomes que integrarão o grupo internacional, a Comissão de Arbitragem aproveitou para homenagear quatro profissionais que vão deixar o quadro de árbitros da FIFA no próximo ano: Alessandro Álvaro Rocha Matos (BA), Kleber Lúcio Gil (SC), Luiz Flávio de Oliveira (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).
Com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)