Árbitra assistente do AM, Anne Kesy estreia em competições internacionais
Novidade no quadro da FIFA em 2022, Anne atuou no duelo entre Equador e Chile, pelo Sul-Americano Feminino Sub-17, no Uruguai
A abertura do Torneio Sul-Americano Feminino Sub-17 na última terça-feira (1º) foi certamente especial para a árbitra assistente amazonense Anne Kesy Gomes de Sá Guimarães. Pela primeira vez na carreira, a profissional atuou em uma partida de futebol internacional, na ocasião, a vitória do Chile por 1 a 0 sobre o Equador, pela 1ª rodada da competição, no Estádio Charruá, em Montevidéu, no Uruguai.
Aspirante desde 2015, Anne Kesy foi aprovada e selecionada para integrar o quadro de arbitragem da FIFA a partir de 2022, chancela que a credenciou a atuar em jogos internacionais, sendo também a primeira amazonense a alcançar o feito.
“Poder trabalhar na primeira rodada e no primeiro jogo é uma sensação maravilhosa, bateu aquela felicidade extrema, mas também com a consciência da responsabilidade de fazer um excelente jogo para começar a competição. É muito bacana todos os protocolos, toda a atmosfera de uma competição internacional, a palavra que define esse momento é gratidão”, disse.
A competição
Contando com 10 participantes, o Sul-Americano Feminino Sub-17 adota o formato de disputa de fase de grupos e posterior quadrangular, com duas chaves de cinco seleções e duelos entre times do mesmo grupo. As duas melhores seleções de cada chave se classificam para a segunda fase, o quadrangular decisivo, no qual se enfrentarão entre si.
Os três primeiros colocados carimbam o passaporte rumo ao Mundial da categoria, e o escrete que somar mais pontos, ergue a taça. O Sul-Americano Feminino está em sua sétima edição histórica. Nas seis anteriores, a Seleção Brasileira marcou presença em cinco decisões, conquistando três títulos (2010, 2012 e 2018) e ficando com o vice-campeonato em duas oportunidades: 2008 e 2016.
Programada para ser disputada no Uruguai, a competição precisou ser adiada por duas vezes em virtude da pandemia de Covid-19. Originalmente, deveria ter sido disputada ainda no ano de 2020.
*com informações do site 90min