A árbitra assistente da FIFA vai estrear no duelo entre Cuiabá e América-MG, no próximo dia 15, pela 23ª rodada da primeira divisão nacional
Pela primeira vez na história, o estado do Amazonas terá uma mulher atuando na arbitragem de uma partida da primeira divisão do futebol nacional. A árbitra assistente Anne Kesy Gomes de Sá foi escalada para trabalhar no jogo entre Cuiabá e América Mineiro, válido pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. O duelo acontece no dia 15 de setembro, às 19h (de Manaus), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).
Anne Kesy tem 30 anos de idade e começou a trajetória na arbitragem em 2009. Ela é graduada em Educação Física e Fisioterapia, e compõe o quadro da Federação Internacional de Futebol (FIFA) desde 2022, estando apta para trabalhar em jogos mundiais. Com a insígnia no peito, ela atuou no Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-17, disputado no Uruguai, e os Jogos Sul-Americanos, realizado no Paraguai.
> Leia também: Árbitra assistente do AM, Anne Kesy estreia em competições internacionais
Única amazonense integrante do quadro internacional de arbitragem, Anne Kesy também está escalada para os Jogos Pan-Americanos, que acontecem de 22 de outubro a 4 de novembro deste ano, no Chile.
Nesta temporada, Anne Kesy já havia atuado nas outras três divisões do Campeonato Brasileiro, além de competições de futebol feminino, e agora se prepara para estrear na elite do futebol masculino.
Confira a escala de arbitragem para Cuiabá x América-MG
- Árbitro: Bruno Arleu de Araújo – FIFA/RJ
- Assistente 1: Thiago Rosa de Oliveira – RJ
- Assistente 2: Anne Kesy Gomes de Sá – FIFA/AM
- Quarto Árbitro: Luiz Paulo de Moura Pinheiro – MT
- Assessor: Marcelo Rogerio – SP
- VAR: José Claudio Rocha Filho – FIFA/SP
- AVAR: Andrea Izaura Maffra Marcelino – RJ
- AVAR2: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira – AL
- Observador de VAR: Roberto Perassi – RJ