Ícone do site Portal Esporte Manaus

Arbitragem: amazonense Anne Kesy Gomes de Sá passa por teste anual da FIFA

Única amazonense no quadro internacional, a árbitra assistente está apta para concorrer à lista de convocação para jogos mundiais até 2024

A árbitra assistente Anne Kesy Gomes de Sá passou pelo teste anual da Federação Internacional de Futebol Associado-FIFA, na noite da última terça-feira (4), na Vila Olímpica de Manaus. Única amazonense no quadro da instituição internacional, ela está apta para concorrer à lista de convocação para competições mundiais até 2024.

A árbitra falou sobre a realização do teste e revelou a honra de se manter em alto nível, mostrando a força e qualidade da arbitragem amazonense, principalmente feminina.

“Hoje foi um dia, realmente especial, pois concluímos a avaliação da lista FIFA 2023/2024. Agora, meu foco se volta para a próxima grande etapa: a convocação para o Pan-Americano. A preparação não para, e aqui, na Vila Olímpica, continuaremos trabalhando, incansavelmente até a data da viagem. Estou ansiosa para representar minha terra nesse torneio e estou determinada a dar o meu melhor, e trazer orgulho ao meu estado”, afirmou.

Anne está há dois anos no quadro da FIFA, mas esta é a primeira vez que ela é avaliada em Manaus. Nos testes anteriores, a árbitra se deslocava a estados vizinhos. Por isso, mantém uma rotina, independente de prova, mas ela revela que um mês antes dos testes a vida muda.

“Com 30 dias antes do teste, começo a mudar a rotina de sono, passo a dormir mais, também mudo minha alimentação. O treinamento começa a ficar mais específico, eu treino mais velocidade, agilidade para aperfeiçoar. Passo a ir mais a fisioterapia. Na verdade, tudo muda, porém, meu cotidiano é apenas um: estar preparada sempre”, completou.

O preparador físico, credenciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Jorge Reina, que acompanha a árbitra assistente há quase cinco anos, destacou a preparação e garantiu que a árbitra fez por merecer a aprovação.

“Foi um esforço contínuo, ao longo de um período extenso e, agora, estamos colhendo os frutos desse trabalho árduo e muita preparação. Ela tem o apoio da Federação e isso é fundamental. Anne é uma grande profissional, por isso, é a única do estado e todos os méritos são seus. É ela quem acorda cedo, treina incansavelmente, tem hora para acordar, se alimentar, cuida do corpo e da alma. Temos orgulho dessa amazonense”, finalizou.

O teste

Pela primeira vez, a avaliação da profissional foi realizada em Manaus. O teste físico foi dividido em três fases. A primeira, de agilidade, conhecida como coda. Em seguida, após descanso de dois minutos, veio o teste de velocidade, que foram cinco tiros de 30 metros. Depois, mais um descanso, dessa vez de sete minutos, para o último exame, o de resistência, que consistiu em 40 tiros de 75 metros, por 25 metros de caminhada em cada tiro.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense de Futebol (FAF)

Sair da versão mobile