Árbitro de empate polêmico no RS apita Atlético-CE x Manaus, neste sábado
CBF admitiu erro na marcação de um pênalti a favor do Brasil de Pelotas, na 1ª rodada da Série C
O Manaus reencontrará, neste sábado (23), na partida diante o do Atlético-CE, um velho conhecido que não traz lembranças boas ao Gavião. O árbitro da partida será André Luiz Skettino Policarpo Bento, que apitou o empate em 1 a 1 entre o clube amazonense e o GE Brasil.
Na partida, que marcou a estreia das duas equipes, o profissional de Minas Gerais expulsou o atacante Rafael Ibiapino e marcou um pênalti a favor da equipe gaúcha, em lances polêmicos.
Após o jogo, o clube esmeraldino entrou com uma representação na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra a arbitragem da partida. Além de afirmar que o resultado foi determinado por uma sequência de erros do árbitro mineiro André Luiz Skettino e de seus assistentes, a diretoria esmeraldina apontou que está não é a primeira vez que o clube passa por esse tipo de situação. “Os times do Norte precisam ser vistos com o mesmo respeito das demais equipes do Brasil”, diz trecho da nota.
Em resposta, a CBF reconheceu o erro de arbitragem, destacando que a reclamação era procedente, já que “não houve infração penal”, concluindo que o “tiro penal foi marcado indevidamente”.
Confira a resposta da confederação na íntegra:
O Reclamante tem razão. De fato, porquanto, seu defensor, além de haver tocado a bola, não calçou o adversário, apenas
colocou sua perna à frente dele com objetivo, o que lhe é de direito, de bloquear a bola. O contato havido entre ambos foi decorrente da ação do atacante em razão do movimento que fez para chutar a bola.
Não houve infração qualquer. Aliás, se infração houvesse em razão do contato, esta teria sido praticada pelo atacante, que chutou a perna do adversário, embora, enfatize-se, em razão de ação própria para jogar a bola.
Tito penal marcado indevidamente.
A clareza do lance recomenda que o árbitro, uma vez mais, seja orientado de como analisar os lances da espécie, quiçá movimentando-se lateralmente para ter melhor ângulo de visão.
Reveja os lances