Ícone do site Portal Esporte Manaus

Até o fim! Com gol nos acréscimos, Amazonas elimina o Juventude-MA e avança às oitavas da Série D

Quando a partida se caminhava para a disputa de pênaltis, o artilheiro Ítalo anotou o gol da classificação inédita 

O Amazonas FC está classificado para as oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Em duelo emocionante neste domingo (31), com direito a gol nos acréscimos, a Onça-pintada venceu o Juventude Samas-MA por 2 a 1, no Estádio Carlos Zamith, e garantiu a vaga inédita. Ítalo anotou os dois gols aurinegros, enquanto Rodrigo Sá descontou para o time maranhense.

O jogo

Aos três minutos, a primeira chegada do Amazonas em jogada coletiva, Ávila tabelou com Miliano pela esquerda e cruzou pra trás, a bola passou por Rafael Tavares – que foi derrubado -, e chegou em Christian, o camisa oito ficou de frente e chegou chutando, mas pegou embaixo da bola e isolou.

Numa recuperada na defesa, Judá tocou para Luizinho em velocidade pela direita, ele arrancou, puxou pra dentro e tocou no facão para Ítalo, o camisa 9 teve frieza para driblar Anderson Testa e tocar para o fundo das redes, abrindo o placar para a Onça aos 12 minutos.

Aos 22 minutos, veio o empate do time maranhense na bola parada. Em falta próxima a área, Rodrigo Sá bateu forte de canhota, a bola passou no meio da barreira, Luiz Henrique aceitou e jogou pra dentro, empatando tudo em 1 a 1.

O Juventude passou a gostar do jogo e ameaçou mais uma vez aos 30 minutos. Rodrigo Sá fez jogada individual pela direita, puxou pro meio e finalizou no alto, Luiz Henrique se redimiu e foi buscar. Até o fim da primeira etapa, as equipes tiveram poucas oportunidades e permaneceram empatadas.

Segundo tempo

Na etapa complementar, o Amazonas começou tomando a iniciativa e encurralando o adversário no campo de defesa, o Juventude se defendia como podia. Aos 10 minutos, Luizinho deu lindo passe para Robertinho pela direita, o cruzamento rasteiro chegou para Rafael Tavares, que emendou chute de direita, Anderson defendeu e a bola passou em cima da da linha mas não entrou, Vitinho tentou completar, mas estava sem ângulo e acabou se chocando com a trave.

Aos 20, a chance mais clara do segundo tempo. Tavares cruzou para Ítalo, que amorteceu o passe e deixou para Ruan, de frente com Anderson, mas ele bateu mal e a bola foi para a linha de fundo. Quatro minutos depois, Tavares levantou falta intermediária na área, Luís Gustavo subiu alto no segundo poste e tocou de cabeça, a bola passou perto do ângulo, mas não entrou.

A apreensão já tomava conta a cada minuto que passava sem sair o gol, e a Onça seguia pressionando. Aos 36, Tavares recebeu na entrada da área e rolou para Vitinho, que ajeitou e bateu colocado, a bola beijou o pé da trave. No lance seguinte, mais uma vez Vitinho saiu na cara do gol e finalizou em cima de Anderson. Até que aos 51 minutos, Ruan deu passe em elevação para Ítalo, que tocou na saída do goleiro e marcou o gol da classificação do Amazonas.

Panorama e próximas partidas

Nas oitavas de final, o Amazonas agora enfrenta o Lagarto, do Sergipe, decidindo novamente a vaga na fase seguinte como mandante. Datas, locais e horários serão divulgados posteriormente pela CBF.

Confira os melhores momentos:

Sair da versão mobile