Diante da torcida azulina na Colina, o Leão da Vila Municipal fez o 2 a 1 aos 51 do segundo tempo, quebrou invencibilidade de 11 jogos do time paraense e lidera novamente o grupo A1
A liderança do grupo A1 da Série D é do Nacional de novo! Em duelo direto válido pela 13ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo (16), o Leão da Vila Municipal venceu a Tuna Luso-PA por 2 a 1 e retomou a ponta da tabela. O gols azulinos no Estádio da Colina foram marcados por Iury Tanque e Daciel. Destaque também para o goleiro Jonathan, que defendeu um pênalti. Samuel descontou para a Águia do Souza.
O jogo
Invicto em casa, o Nacional começou em cima, insistiu e abriu o placar. A defesa bloqueou tentativa de chute de Ítalo, a bola voltou para o camisa 8, que enxergou Iury Tanque dentro da área e mandou um cruzamento teleguiado na cabeça do centroavante. Ele testou consciente no canto esquerdo de Jefferson e saiu para comemorar o gol da retomada da liderança àquela altura.
A Tuna quase chegou ao empate aos 25 minutos. Emerson Nike recebeu enfiada nas costas da defesa, passou por Jonathan e tocou pra chegada de Miliano, o ponta amazonense chutou pro gol, mas o zagueiro Davy estava lá para salvar em cima da linha e manter a vantagem azulina.
Depois da parada médica, o jogo ficou lá e cá, com chegadas dos dois lados. Antes do intervalo, o Naça ainda ameaçou em duas oportunidades, primeiro com chute de fora da área de Ceará, aos 36, que Jefferson encaixou, e depois com Gilmar, aos 43, que aproveitou cruzamento de Clayton, mas bateu pra fora com a perna ruim
Segundo tempo
A Tuna voltou com mudanças e mais ligada na etapa final, com superioridade na frente, levando a melhor nas jogadas. Logo no primeiro lance, uma jogada de amazonenses quase balançou as redes pra Tuna. Miliano cruzou da esquerda, Jonathan espalmou pro meio da área e caiu, o meia Railson tinha o gol aberto, mas não pegou bem na bola e chutou por cima.
Aos quatro, Paulo Rangel caiu pelo lado esquerdo e cruzou de três dedos na cabeça de Daelson, Jonathan defendeu no susto e a bola sobrou para Miliano, que chutou, o paredão azulino defendeu com os pés e operou um milagre. Dois minutos depois, Emerson Nike avançou pela direita e bateu pra dentro da área sem ângulo, a bola pegou força e obrigou Jonathan a jogar para escanteio.
Cavalo identificou a superioridade do time paraense e mexeu no Nacional, reforçando o meio com o Iago Ceará e o ataque com o estreante Sacramento. Mas não deu tempo das mudanças surtirem efeito. Aos 13 minutos, Daelson recebeu belo lançamento nas costas de Gilmar, deu um balão para driblar Jonathan e acabou atropelado junto com o defensor, pênalti para a Tuna.
O artilheiro Paulo Rangel chamou a responsabilidade e bateu cruzado rasteiro de perna direita, mas Jonathan voou no canto direito para catar a cobrança. Logo após o lance, o atacante Emerson Nike iniciou uma confusão generalizada e acabou expulso. Visitantes com um a menos aos 16 minutos.
Mesmo com a inferioridade numérica, a Tuna manteve a postura agressiva na frente, para tentar a igualdade. O treinador azulino reforçou o sistema defensivo com a entrada do zagueiro Daciel. O Nacional não aguentou a pressão e empatou aos 37. A Tuna foi girando a bola da esquerda pra direita.
Quando tudo caminhava para um empate amargo, o Naça acreditou até o fim e fez o gol da vitória aos 51 minutos. Sacramento cobrou falta lateral venenosa, Daciel subiu mais que todo mundo e deu um desvio mortal para recolocar o Leão da Vila Municipal na liderança.
Panorama e próxima partida
O Nacional chegou aos 27 pontos, contra 25 da Tuna, e é líder de novo no grupo A1. A rodada final de definição da primeira fase da Série D será realizada com jogos simultâneos às 16h (de Manaus) do próximo sábado (22). O Naça vai até o estádio Florestão em Rio Branco (AC) para enfrentar o Humaitá e confirmar a primeira colocação.
Confira os melhores momentos