Ícone do site Portal Esporte Manaus

Atletas de jiu-jítsu e tênis garantem mais quatro medalhas para o Amazonas nos JUBs 2023

Amazonenses faturaram um ouro e três pratas na última quinta-feira (19), em Joinville/SC. Disputas vão até este sábado (21)

O Amazonas segue fazendo bonito nas disputas da maior competição universitária da América Latina, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e nesta quinta-feira (19), mais quatro medalhas foram conquistadas nas modalidades jiu-jítsu e tênis. Organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a etapa final dos JUBs segue até sábado (21), na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

A primeira medalha do Amazonas foi para a estudante do segundo período de Medicina da Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins), Mell Cohen. Após um jogo bastante acirrado contra a atleta da Paraíba, a amazonense acabou faturando o vice-campeonato no tie-break, diante do empate em 1 a 1.

“Acredito que fiz uma boa partida e fico feliz pela conquista representando o Amazonas. É minha primeira participação na competição, então saio com a sensação de alegria pelo pódio e dever cumprido por todos os que confiaram no meu potencial”, destacou a tenista.

Mell Cohen, tenista

Na estreia do jiu-jítsu, os lutadores Luiz Pantoja, Lucas Teixeira e Joquebede Barbosa garantiram um ouro e duas pratas, respectivamente.

Atleta de Educação Física na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lucas Teixeira conquistou o segundo lugar na competição de ‘arte suave’ após enfrentar três adversários de peso.

“Foram três lutas duras, mas graças à preparação que fiz e ao acompanhamento que tive com a fisioterapeuta Juliana Ribeiro, essa conquista foi alcançada. Estou muito feliz e, se Deus quiser, ano que vem volto aos JUBs para subir no mais alto lugar do pódio”, ressaltou.

O também estudante de Educação Física da Ufam, Luiz Pantoja, levou o ouro, sendo o único participante inscrito na categoria até 88,300 kg. Já a estudante de Direito do Centro Universitário do Norte (Uninorte), Joquebede Barbosa, levou a medalha de prata na competição, após duas lutas contra a atleta do Rio de Janeiro.

Outros resultados

O atleta Gabriel Marques, da Ufam, estreou na competição e garantiu a 5ª posição na categoria. Ao todo foram 12 atletas inscritos no kumitê (-84 kg). Após perder para o atleta de Santa Catarina, Gabriel voltou para a repescagem e venceu o adversário de Sergipe. Em seguida, o amazonense disputou contra o Paraná e a luta acabou empatada. Por ter feito o primeiro ponto, vitória para o lutador paranaense.

Próximas disputas

Nesta sexta-feira (20), o atleta da Uniasselvi, Tiago Araújo, faz sua estreia na competição de karatê, na categoria kumitê (-60kg), a partir das 14h45. Já o jiu-jítsu segue com disputas na categoria Absoluto, a partir das 9h. Os jogos estão sendo realizados de acordo com o fuso horário de Brasília.

A competição

Mais de cinco mil atletas participam da 71ª edição dos JUBs, representando as 27 federações universitárias do país. Além dos competidores, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador também fazem parte desta, que é maior competição universitária da América Latina. São disputadas 21 modalidades, ao longo de 14 dias de competição.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud)

Sair da versão mobile