(Foto: Arquivo Pessoal/Instagram)
Há alguns dias, o cenário em Itacoatiara era de indefinição tanto quanto a participação do Penarol na Série D, quanto a permanência de Edmilson de Jesus à frente da equipe. Neste domingo (9), em nota, o técnico informou sua saída do Leão da Velha Serpa, confirmada pelo clube na manhã desta segunda (10). Antes, a participação do atual campeão amazonense na competição nacional também havia sido confirmada.
O paulista de 56 anos chegou ao clube de Itacoatiara em janeiro deste ano junto de seu auxiliar Hebert Barreto para a disputa da edição de 2020 do Barezão, após o técnico Josué Teixeira ter desistido de vir ao Amazonas por conta da alta incidência de casos de COVID-19 na época.
Ao todo, Edmilson teve cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas em 16 jogos. O começo da temporada com a nova comissão técnica não poderia ter sido melhor quanto a resultados, em pouco tempo de trabalho, o Penarol alcançou vagas nas competições nacionais e calendário cheio em 2021: Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro, ao chegar na final do Estadual. Na decisão contra o Manaus, o Leão segurou o empate no tempo regulamentar e venceu nos pênaltis, conquistando o tricampeonato amazonense, que não vinha desde 2011.
Na sequência, acabou eliminado da Copa do Brasil na primeira fase após um empate contra o Ypiranga-RS, que fez proveito do regulamento e avançou. No Barezão 2021, foi sexto colocado na primeira fase e pegou o Princesa do Solimões nas quartas de final, caindo ao perder em casa na ida por 1 a 0 e na volta empatando por 1 a 1.
Em nota, o treinador agradeceu a diretoria, torcedores e ressaltou o feito de ter conseguido um ano cheio para o Penarol depois de 9 anos com o título estadual. O Leão da Velha Serpa se manifestou na manhã desta segunda-feira, comunicando que a decisão foi de comum acordo e agradecendo à Edmilson e comissão pelos serviços prestados e conquistas.
O clube ainda revelou que em breve irá anunciar um substituto.A estreia do Penarol na Série D do Campeonato Brasileiro acontecerá no dia 5 ou 6 de junho, contra Santana-AP ou GAS-RR, no Floro de Mendonça.
Confira as mensagens de despedida de Edmilson e Penarol: