Competição vai reunir 12 equipes em busca do título amazonense e está previsto para começar entre os dias 10 e 16 de junho
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) reuniu, na manhã desta sexta-feira (24), os clubes que vão participar do Campeonato Amazonense de Futebol Feminino 2024, o Barezão Delas, para definir fórmula de disputa, chaveamento e outras pautas relacionadas à competição. Com clubes tradicionais e alguns novatos, a bola tem previsão para rolar entre 10 e 16 de junho.
O Holanda EC, clube campeão amazonense masculino em 2008, está de volta ao cenário do futebol baré para a disputa do Barezão Delas. Zélia Holanda foi a representante oficial do clube no I Conselho Técnico da competição. O retorno da Laranja Mecânica às competições foi celebrado pelo Diretor de Competições Adjunto, Thiago Durante, que, ao lado de Zélia Holanda, destacou a importância da volta do tradicional clube de Rio Preto da Eva.
“O Holanda é um grande clube e tradicional do futebol amazonense que está de volta, na ativa e vai disputar o Campeonato Amazonense Feminino. A gente espera que a médio e longo prazo, volte a disputar as outras competições de base e quem sabe até o futebol profissional. É um prazer grande para a Federação ter um filiado tão importante de volta. Parabéns, Dona Zélia”, declarou.
O Barezão Delas também será histórico para outro município do Amazonas, Presidente Figueiredo. A Liga Esportiva municipal também é presença confirmada na disputa e, pela primeira vez na história, uma liga irá entrar em campo em uma competição oficial da FAF com um time feminino. O presidente, Robson Eloi comentou a participação da seleção figueiredense feminina e a importância da volta do Holanda, outro representante do interior.
“Estamos fazendo história em colocar um time feminino de uma liga no Campeonato Amazonense Feminino. Somos gratos a Deus, a união do poder executivo, através da prefeita Patrícia Lopes, Câmara Municipal e Secretarias, pela nossa participação. Estamos felizes em participar e vamos dar o nosso melhor. O retorno do Holanda aos gramados é de grande importância e a motivação que a FAF está dando é essencial para o fortalecimento do futebol feminino no interior”, destacou.
Fórmula de disputa
A FAF apresentou três propostas para a fórmula de disputa do Barezão Delas. Em votação com os clubes presentes, o campeonato será jogado da seguinte maneira:
Serão duas chaves com cinco equipes em cada, onde em confrontos dentro dos próprios grupos, as quatro melhores passam para as quartas de finais. Depois, haverá um Play Off entre os vencedores das quartas de finais. O campeão e o vice de 2023, Instituto 3B e JC FC, respectivamente, vão entrar na disputa na fase semifinal.
Confira as chaves do Barezão Delas
Chave A: Recanto, Princesa do Solimões, Manauara, Manaus FC e Unidos do Alvorada.
Chave B: Tarumã, Presidente Figueiredo, Holanda EC, São Paulo Amazonas e Amazonas Legis.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense de Futebol (FAF)