Barezão Série B: Tarumã termina na ponta, Rio Negro goleia e garante vaga; Confira semifinais
(Foto: Reprodução/TV Barriga Preta)
Na última rodada da primeira fase da Série B do Campeonato Amazonense, as vagas ficaram mesmo com quem já estava na zona de classificação. Na briga pela ponta da tabela, o Tarumã chegou aos 11 pontos e recuperou a liderança após o empate em 1 a 1 com o Clipper, que se manteve em 3º lugar com oito pontos. Já na partida que decidiu a última vaga para a fase eliminatória, o Rio Negro goleou o Atlético Amazonense por 5 a 1 foi aos sete pontos, confirmou o 4º lugar e a classificação.
Semifinais definidas
Encerrada a primeira fase, as semifinais da Série B foram definidas. O Tarumã encara o Rio Negro no Estádio Carlos Zamith na próxima quarta-feira (11), com horário a definir. Líder invicto da competição, o Lobo do Norte só precisa de um empate para garantir vaga na final e ser uma das equipes classificadas para a Série A. Na segunda semi, o JC FC recebe o Clipper no Estádio Floro de Mendonça também na quarta-feira (11) com a mesma vantagem de classificar-se para a final com um empate.
Clipper 1 x 1 Tarumã
No duelo pelas primeiras posições da tabela no Estádio Carlos Zamith, Clipper e Tarumã empataram em 1 a 1, com gols de Railson pela Águia Dourada e Rico, pelo Lobo do Norte.
Buscando tomar a posição do Lobo do Norte, o Clipper foi melhor na primeira etapa, ameaçando a meta do Tarumã, principalmente com chutes de fora da área, mas com dificuldades de acertar a pontaria. Aos 42 minutos, em jogada de falta ensaiada, a bola foi lançada na área, o zagueiro Dedimar sofreu falta e o juiz assinalou pênalti. Na cobrança, o artilheiro da competição Railson chapou no canto esquerdo do goleiro Big, que até foi na bola, mas não conseguiu fazer a defesa, 1 a 0 para o Clipper.
Na segunda etapa, o Tarumã igualou as ações e teve a chance de empatar a partida. Aos 24 minutos, em uma dividida entre o goleiro Ícaro e o atacante Caio César, o juiz viu irregularidade e assinalou mais um pênalti na partida, desta vez para o Lobo do Norte. O próprio Caio César foi para a cobrança, tomou pouca distância e bateu rasteiro no canto direito, a bola passou por baixo de Ícaro, mas a arbitragem viu invasão na área e mandou voltar. Novamente o camisa 19 foi para a bola e repetiu o canto, desta vez à meia altura, mas Ícaro se lançou e fez a defesa, mantendo a vantagem para a Águia Dourada.
A pressão do Tarumã surtiu efeito aos 45 minutos, e já no fim da partida, o Lobo do Norte chegou ao empate com um golaço de Rico, que acertou um chute forte de fora da área atingindo o canto alto da meta de Ícaro, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu fazer a defesa. Tudo igual no placar e liderança retomada pelo Tarumã.
Rio Negro 5 x 1 Atlético-AM
Na partida que valia a última vaga para as semifinais da competição, o Rio Negro começou dominando a partida, tentando criar chances de abrir o placar. As melhores chances do Galo da Praça da Saudade passavam pelos pés do atacante Lucas Espiga. Até que aos 14 minutos não teve jeito de impedir o gol do camisa 9, que, após bola levantada na área, mergulhou sozinho para abrir o placar. Só que o Atlético Amazonense chegou ao empate apenas oito minutos depois. Na primeira chegada do Pitbull, Rogério Pedra deu um belo passe de ombro para Marcelo Cardoso, que invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado para empatar a partida.
Aos 32 minutos, o Galo da Praça da Saudade voltou a estar à frente do placar, e mais uma vez com seu camisa 9. Espiga recebeu belo passe pelo lado direito da área e bateu no alto sem chances para o goleiro José. Aproveitando os espaços deixados pela defesa do Atlético-AM, o Rio Negro chegava com facilidade ao ataque, mas sem conseguir concluir as jogadas e ampliar a vantagem.
Na etapa final, o Galo chegou perigosamente aos nove minutos, quando Lucas Espiga recuperou a bola ainda no campo de ataque, rolou para Kaique que invadiu a área, chutou e a bola passou próxima à trave direita da meta do Pitbull. Na sequência da segunda etapa, o Atlético-AM conseguiu sair mais para o jogo em busca do gol de empate.
Só que quem chegou ao gol novamente foi o Rio Negro, quando aos 32 minutos, após erro na saída de bola do Pitbull, Kaique recebeu sozinho na grande área e tocou na saída do goleiro para aumentar a vantagem do Galo da Praça da Saudade. Nove minutos depois a equipe Barriga Preta transformou a vitória em goleada. Gabriel Soeiro cruzou pela direita, e o baixinho Raphinha subiu sozinho para colocar o 4 a 1 no placar. Aos 46 minutos o Galo ainda chegou ao quinto gol, quando Raphinha de artilheiro virou garçom e cruzou na medida para Marreco completar de cabeça e fechar a conta no Estádio da Colina.