Esportes Olímpicos

Basquete masculino da Uninilton Lins estreia com vitória no segundo bloco de modalidades dos JUBs 2023

Além do basquete, tênis de mesa, tênis, jiu-jítsu e karatê também serão disputados pelo Amazonas nesta etapa

O segundo bloco de disputas da 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) começou e o basquete masculino da Universidade Nilton Lins já garantiu a primeira vitória para o estado. A competição, que é realizada na cidade de Joinville, em Santa Catarina, é organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Para a vice-presidente Regional Norte da CBDU e presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, a competição tem trazido ótimos resultados.

“Nossos atletas têm mostrado muita garra e determinação e os resultados são espelho disso: dois times de voleibol subindo para a primeira divisão, o handebol feminino garantindo um bronze, handebol masculino alcançando a quinta colocação e permanecendo na elite da modalidade, medalhas de prata e bronze para o wrestling, bronze para e-Sports no futebol eletrônico e tricampeonato para nossa atleta de Clash Royale. São conquistas incríveis e estamos orgulhosos da participação do Amazonas na competição”, destacou.

Nesta etapa serão disputadas 11 modalidades, sendo elas basquetebol, futsal, acadêmico, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, jiu-jítsu, karatê e e-Sports (Counter Strike, League of Legends, Valorant). O Amazonas terá atletas competindo nas modalidades basquetebol, tênis de mesa, tênis, karatê e jiu-jítsu.

O primeiro desafio foi para a equipe de basquete masculino da Uninilton Lins, que estreou nos jogos contra o time do Espírito Santo. Um duelo bastante acirrado para o Amazonas que, ainda assim, manteve-se à frente no placar em todos os períodos, com parciais de 17 a 09, 33 a 26, 48 a 46 e, finalmente, vitória amazonense por 72 a 65.

Participante do grupo “N” na modalidade tênis de mesa, a representante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins, Elana Tavares, também estreou na competição. A atleta, que ficou de stand-by na primeira partida, acabou sendo derrotada no duelo seguinte pela representante de São Paulo. Mesmo com o resultado, a mesatenista passou para a próxima fase, onde as disputas serão no estilo perde-sai, mais conhecido como mata-mata.

No tênis, a atleta da Uninilton Lins, Mell Cohen, ficou de stand-by na primeira partida e enfrentará a vencedora do jogo entre as atletas do Paraná e do Ceará.

A competição

Mais de cinco mil atletas participam da 71ª edição dos JUBs, representando as 27 federações universitárias do país. Além dos competidores, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador também fazem parte desta, que é maior competição universitária da América Latina. Serão disputadas 21 modalidades, ao longo de 14 dias de competição.

Acompanhe as disputas

Os esportes convencionais e o paradesporto poderão ser acompanhados no YouTube, através do link https://www.youtube.com/@CBDUTV. Já o e-Sports estará no Twitch, via link https://www.twitch.tv/cbdutv.

Além disso, conteúdos e programação das transmissões poderão ser acompanhados por meio das redes sociais da CBDU no Instagram (https://www.instagram.com/cbdu/); LinkedIn (https://br.linkedin.com/company/cbdu); e Facebook (https://www.facebook.com/CBDU.brasil).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Faud