Bibiano Fernandes relembra rivalidade com Kevin Belingon no ONE Championship
Duelo contra o filipino marcou a organização asiática e a carreira do manauara, que venceu três dos quatro encontros contra rival
O ano era 2016 e o dia, o mesmo de segunda-feira: 23 de janeiro, dia em que o amazonense Bibiano Fernandes, dava início em uma das maiores rivalidades já existentes no ONE Championship, ao enfrentar o filipino Kevin Belingon, em edição do show de lutas realizado no Helong Stadium, em Changsha, Hunan, na China.
“Lutei quatro vezes com Kevin e aprendi bastante com ele. Ele é muito rápido, tem bastante agilidade e a experiência que tive com ele foi muito boa. Para a primeira luta, lembro que precisei evoluir meu wrestling para vencer. Foi sem dúvida, uma experiência muito boa para minha carreira”, explica o manauara, hoje, cidadão canadense.
Embora o rival filipino mostrasse mais agilidade e ainda tivesse a diferença de sete anos entre os dois lutadores, Bibiano mostrou por qual motivo foi apelidado de ‘The Flash’, ao finalizar o rival aos quatro minutos do primeiro round, ao conectar uma kimura. “Eu apenas vi ali a posição e fui buscar a kimura”, relembrou o faixa-preta cinco graus do mestre Pina.
Ao todo, foram quatro combates, sendo três vitórias para o manauara é uma para o filipino. Credenciando, assim, o combate “Fernandes x Belingon”, como um dos maiores da organização. “Eu nem imaginava que as nossas lutas ainda teria outros três novos capítulos”, pontuou Fernandes.
Outros encontros
Pela ordem cronológica dos combates entre o amazonense e o filipino, é uma vitória para Bibiano, uma para Kevin (em novembro de 2018) e outras duas, seguidas (uma em marco e outra em outubro de 2019), para Bibiano Fernandes. A derrota, segundo Fernandes, trouxe aprendizado para a cria do bairro do Coroado, zona leste de Manaus.
“A gente precisa conviver com a derrota para aprender. Ali é uma competição. Naquela noite, a da vitória dele, ele estava bem preparado. Fizemos uma grande luta. Bonita de se ver e com resultado questionável. Mas as outras duas vitórias que tive, seguidas, mostrou que apesar da organização ter gostado do combate entre nós dois, eu me sai melhor”, encerrou o ex-campeão Bibiano.
Com passagens pelo Jungle Fight, K-1, e Dream, o amazonense de 42 anos tem 15 lutas pelo ONE Championship, sendo três derrotas e 12 vitórias.
Com informações da Assessoria de Imprensa do atleta