(Foto: Hélio Garcias/BV Esportes)
A primeira fase da Série D do Brasileirão chega ao fim neste domingo (5). Com todos os jogos desta 14ª rodada sendo disputados simultaneamente, o Penarol recebe o Grêmio Atlético Sampaio-RR, às 16 horas (de Manaus), no estádio da Colina, em Manaus. Isso porque o estádio Floro de Mendonça não apresenta iluminação adequada para jogos noturnos, próximo do período em que o jogo deve terminar, por volta das 18 horas no horário local. Sendo assim, optou-se pela mudança da partida para a capital amazonense.
Apesar dos quatro classificados já do grupo A1 já estarem definidos, a terceira e quarta posições seguem em aberto. Com 21 pontos somados, se empatar ou perder para o Sampaio, o quarto colocado Penarol enfrentará o Guarany de Sobral-CE, líder do Grupo A2. Caso vença e reassuma o terceiro lugar, o adversário do Leão da Velha Serpa será o 4 de Julho-PI. O Galvez-AC, que tem 22 pontos, pega o líder Castanhal-PA, em casa.
A
A
Mesmo já classificado e com desfalques, o Penarol foi ao Pará e trouxe um ponto do duelo contra o Castanhal, time de melhor campanha da competição. Para encerrar a primeira fase, o Leão tem alguns retornos de lesionados, que devem estar 100% no mata-mata.
Suspenso no jogo passado, o volante Felipe Tiririca volta à disposição de Vaguinho Santos. O zagueiro Pedrão retorna após uma entorse no joelho, o lateral-direito Jair segue se recuperando de uma lesão na parte posterior da coxa, o meia Bruno Kabelo sofreu uma lesão na lombar no jogo diante do Galvez-AC e também ainda está entregue ao departamento médico. O volante Sidney passa pela fase final de recuperação de uma lesão na panturrilha e deve ser poupado para o mata-mata.
A tendência é que Vaguinho poupe Sidney e Alex Flávio, que estão pendurados com dois cartões amarelos. Outros titulares também podem ser preservados. Um provável onze inicial do Leão tem: Bruno Fuso; Clebson Boca, Pedrão, Renan e PH (Alex Barros) Felipe Tiririca, Donavan e Railson; Diego Vitor (Rodriguinho), Gleisinho (Marcelo Cardoso) e Wallace.
A
A
Sem chances de classificação há algumas rodadas, o GAS chega para esta última partida desfalcado de boa parte do elenco que participou da campanha. O volante Tiago Amazonense, por exemplo, fechou com o Manauara e deixou o time roraimense antes do fim da competição. Além dele, outros quatro jogadores que também saíram: o goleiro Bruno Saul, o zagueiro Pastor, o lateral-direito Tayuri e o lateral-esquerdo Kayo Fernando.
Diante da debandada, a delegação viajou a Manaus com apenas 14 jogadores, sendo dois da base: Breno e Gabriel Galvão. A dupla compõe o elenco comandado pelo técnico Sérgio Gois, que deve mandar a campo: Ferrari; Dacio, Thiago Brandão, Robinho e Leandrinho; Bebeto, Amaral e Gabriel Galvão; Ney Bala, Edinho Canutama e Chaveirinho.
A
A
O árbitro do confronto será Jean Marcel Latorraca Ferreira, do Mato Grosso, que será auxiliado por Jander Rodrigues Lopes e Adriana Costa Farias, ambos do quadro do Amazonas. Freddy Rafael Lopez Fernandez, também da FAF, será o quarto árbitro.