Campeão acreano pela 1ª vez, Galvez chega confiante na Série D
(Foto: Manoel Façanha)
Adversário do Fast na estreia da Série D do Campeonato Brasileiro neste domingo (20) e fundado em 2011, o jovem clube Galvez, do Acre, disputará neste ano apenas a segunda edição da competição nacional de sua história, classificação que foi resultado de dois vice-campeonatos consecutivos no estadual, em 2018 e 2019. No último fim de semana, após tanto bater na trave, o Gavião conquistou pela primeira vez o Campeonato Acreano ao vencer o Rio Branco por 2 a 0 na final.
Números
Na temporada, o Galvez disputou 13 partidas, venceu oito, empatou uma e perdeu quatro, marcando 37 gols e sofrendo 12 até então. No Campeonato Estadual, venceu os dois turnos após terminar as fases de grupos como líder do Grupo B. Na final do primeiro turno, ainda em março, o Imperador venceu o Atlético-AC por 4 a 0 e no segundo, como citado anteriormente, bateu o Rio Branco e conquistou pela primeira vez a taça estadual.
Já na Copa do Brasil, a terceira participação da história do Galvez terminou ainda na primeira fase. Jogando em seus domínios, a equipe foi derrotada pelo Vila Nova-GO por 1 a 0 e deu adeus à competição.
Desde 2017 a frente da equipe acreana, o técnico Zé Marco já passou pelo futebol amazonense. Assim como no Galvez, o treinador de 39 anos amargou dois vice-campeonatos estaduais seguidos pelo Princesa do Solimões, em 2015 e 2016. O fim da escrita neste ano rendeu ao ex-volante, enfim, o primeiro título da carreira do treinador na função.
Após o inédito título estadual, a diretoria do clube ainda buscou mais cinco reforços para o elenco de Zé Marco, que agora conta com 29 nomes. Foram contratados o lateral-direito Lucas Bala, ex-Plácido de Castro-AC; o zagueiro Jadson e o volante Leandro, ex-Santa Cruz-PB; os meias Gustavo, ex-Salgueiro-PE e Radames, ex-Potiguar-RN.
A partida entre Galvez-AC x Fast, válida pela primeira rodada da fase de grupos da Série D acontece na Arena da Floresta, em Rio Branco, neste domingo (20), às 18 horas, no horário de Manaus. Completam o Grupo A1: Atlético-AC, Bragantino-PA, Independente-PA, Ji-Paraná-RO, Rio Branco-AC e Vilhenense-RO.
Olho nele
Artilheiro do estadual com nove gols, o atacante Daniego, de 29 anos é a principal arma ofensiva da equipe acreana. Na final contra o Rio Branco foi o grande destaque com um gol e uma assistência na vitória por 2 a 0. O camisa 9, que também pode atuar como meia, se movimenta com frequência fora da área para ajudar na construção ofensiva e puxar a marcação para abrir espaço para os companheiros, não fica limitado somente a um espaço no campo. Daniego está no clube desde 2018 e é a esperança de gols do Galvez para surpreender na Série D. Confira a participação direta do artilheiro no título do Gavião: