(Foto: Antônio Assis/FAF)
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (8) entre Federação Amazonense de Futebol (FAF) e Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), ficou definido o adiamento do Estadual de 2020, que iniciaria nesta quarta-feira (10) e agora inicia na próxima segunda-feira (15). A decisão foi tomada em consenso entre as entidades.
O torneio, além de definir o campeão, serve para classificar os representantes do Amazonas nas competições nacionais de 2021: Copa Verde, Série D e Copa do Brasil.
Um dos principais motivos para adiar a competição é a boa campanha do Manaus na Copa Verde, que está na semifinal do torneio regional e inevitavelmente teria a programação de seus jogos afetada por conta do conflito de datas, além do momento pelo qual passa o Amazonas por conta da pandemia do Covid-19.
A programação de jogos será definida de acordo com a caminhada do Gavião do Norte na Copa Verde. O sorteio para determinar o mando de campo do confronto contra o Remo acontece na tarde desta terça-feira (9), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro-RJ.
Clubes de acordo
Ainda na tarde do último domingo (7), a FAF reuniu com representantes dos sete clubes participantes do Barezão 2020 para informar sobre a nova programação. Neste primeiro momento, todas as partidas serão realizadas durante o dia, obedecendo o decreto de restrições imposto pelo governo do Estado, em vigor desde a última segunda-feira (8).
No grupo A estão Manaus FC, Amazonas FC, Nacional e Penarol. No grupo B, Fast Clube, Iranduba e São Raimundo. O Princesa do Solimões desistiu de participar da edição de 2020 e se prepara para a de 2021, prevista para começar no dia 27 deste mês, com dez clubes participantes. Vale lembrar que ficou definido que nas duas competições não haverá rebaixamento.
*com informações da Federação Amazonense de Futebol (FAF)