(Foto: João Normando)
Após pouco mais de seis meses paralisado, o Campeonato Amazonense sub-19 está prestes a retornar. De acordo com a Federação Amazonense de Futebol (FAF), a previsão de reinício da competição é entre os dias 15 e 16 de outubro. O retorno do Barezão sub-19 foi definido, nesta semana, em uma reunião entre a FAF e representantes dos clubes que disputam a competição. Os jogos não contarão com a presença de torcida.
Durante a reunião, a federação apresentou um protocolo de segurança para o retorno do campeonato de base, e que foi aceito pelos clubes. Segundo o diretor executivo de futebol de base da FAF, Thiago Durante, os testes para covid-19 dos jogadores e de um membro da comissão de cada clube serão custeados pela entidade e as rodadas serão disputadas entre intervalos mais curtos, como forma de prevenção à doença.
“Nós vamos estabelecer um protocolo de segurança com exames para todos os atletas, e esses exames ocorrerão sempre três ou dois dias antes das partidas. Esses atletas se submeterão aos exames a cada três rodadas, porque vamos encurtar o período de jogos. A ideia é que façamos três rodadas em uma semana, para encurtar o período de exposição dos atletas à doença. Serão 20 atletas e um membro da comissão que serão submetidos ao exame financiados pela federação. Todos os exames serão financiados pela federação, explicou o diretor.
Ainda segundo Durante, os clubes que desejarem contar com mais atletas ou membros da comissão técnica em campo deverão realizar os exames, que devem ser pagos por conta do próprio clube, além de apresentar o laudo à FAF, para que a mesma dê condição de jogo aos atletas ou autorize a presença dos membros no campo. Atletas suspensos só poderão retornar após a realização dos testes seguintes, caso o clube não opte por financiar a testagem.
A competição foi paralisada ainda na 2ª rodada da 1ª fase, e tem como líder o Manaus, com seis pontos. Segundo e terceiro colocado, respectivamente, Real Manaus e Fast possuem as mesma pontuação, mas ficam atrás do Gavião, por conta do saldo de gols.
O Campeonato Amazonense retornará com a mesma forma de disputa, seguindo o mesmo regulamento do início da competição. O Barezão sub-19 conta com nove clubes participantes, e os oito primeiros se classificam para as quartas de final. Nas quartas, os primeiros quatro colocados tem a vantagem do empate e jogam em casa. A partir das semifinais não há nenhuma vantagem.