Defensor de 17 anos foi chamado pelo técnico Luizinho Vieira e participou da primeira vitória da Onça-pintada no returno do Estadual
A vitória do Amazonas por 3 a 1 sobre o Operário neste domingo (17), pela 3ª rodada do returno do Barezão 2024 marcou um importante processo de integração das categorias de base com o time principal. O zagueiro Jonas, de 17 anos, foi relacionado pela primeira vez e estreou como profissional.
Capitão da base aurinegra que é o atual campeão estadual, Jonas vinha em ação no time sub-17 do Amazonas, que disputava a Copa do Brasil da categoria. Com a término da campanha da base na competição nacional, o zagueiro foi convocado pelo técnico Luizinho Vieira para compor os treinamentos da equipe principal, e logo conquistou a primeira oportunidade entre os relacionados.
> Leia também: Amazonas faz 3 a 1 no Operário e vence a primeira no returno do Barezão
Com a primeira vitória no returno do Estadual encaminhada, Jonas entrou no lugar do atacante Jô nos minutos finais e viveu a primeira experiência como atleta profissional na carreira. Lisonjeado, o jovem zagueiro agradeceu a oportunidade e comentou sobre a evolução que vem tendo dentro da Onça-pintada.
É muito gratificante. Quero agradecer ao professor Luizinho Vieira por ter me convocado pro jogo. Ele falou que sempre está observando a gente. E como eu venho me destacando, eu tive essa oportunidade de estar no profissional. É muito bom porque a gente vai vendo a nossa evolução dentro do clube.
Jonas
O trabalho de integração entre base e profissional faz parte da metodologia do Amazonas FC, que mesmo com um elenco composto por atletas experientes e consagrados no futebol brasileiro, também busca dar oportunidades para os jogadores mais jovens. O treinador Luizinho Vieira destaca a preocupação que a comissão técnica tem com todos os setores do clube.
O treinador precisa entender de todos os setores do clube. Junto com a direção, temos que estar atentos, e a base faz parte disso. Fico muito feliz, assisti o último jogo contra o Paysandu para observar, ter informações e fazer essa transição, que é muito importante. O jogo nos deu essa oportunidade de colocar o Jonas, que entrou bem no jogo. Ele participou do trote dos atletas no vestiário. É um processo natural de crescimento do Amazonas. Hoje a gente revela mais um jogador. A base é fundamental.
Luizinho Vieira
Parceria campeã
A base do Amazonas possui parceria com o Verona, projeto multicampeão do futsal amazonense, e desde 2023 juntos fortalecem e aprimoram as categorias de base da Onça-pintada. O elenco conta com a estrutura do clube além das unidades do PSG Academy Manaus.
Atualmente, a parceria é responsável pela montagem e preparação dos elencos do sub-8 até o sub-20 do Amazonas FC. Em 2023, as equipes sub-14 e sub-16 conquistaram títulos estaduais inéditos. Em 2024, as Feras da Base estrearam em competições nacionais de base na Copa do Brasil sub-17 e disputarão em todas as categorias.
Informações sobre a escolinha do Verona: (92) 92 99269-7115 – Falar com Jailton.
Com informações da Agência Esportiva LB
Confira os melhores momentos de Amazonas 3 x 1 Operário