CBF aponta falta de isonomia e veta utilização do VAR nas semifinais do Barezão
No entanto, a entidade nacional comunicou a FAF que a ferramenta poderá ser utilizada nas duas finais do Estadual
Novidade no Campeonato Amazonense, o VAR não poderá ser usado nas semifinais da competição. No último domingo (26), a Federação Amazonense de Futebol (FAF), divulgou em nota oficial, que recebeu um ofício da CBF vetando a utilização da ferramenta nesta fase da competição. Havia o entendimento entre clubes e Federação que esta fase era a mais adequada, pois classifica os finalistas às competições nacionais de 2024.
Porém, a CBF alegou que não haveria igualdade caso o VAR fosse utilizado em apenas um jogo de cada confronto, conforme proposto inicialmente pela FAF. Em reunião com representantes semifinalistas na última semana, ficou definido que a ferramenta seria utilizada na ida de Manauara x Princesa do Solimões e na volta de Amazonas x Nacional.
Apesar do veto nas semis, a CBF manteve a liberação para o uso do VAR nas finais do Barezão. O custo aproximado de operação é de R$ 90 mil por partida, e a FAF se colocou à disposição para arcar.
“Em resposta ao ofício no 031/2023 desta federação, solicitando utilização da Tecnologia VAR em duas partidas das semifinais do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional 2023, informamos que, observando-se o princípio da isonomia no tratamento dado a todas as entidades filiadas, não será possível atender à solicitação no modelo apresentado, porém, mantém-se à disponibilização para as duas partidas finais da competição”
Na mesma nota, a entidade estadual esclareceu passo a passo do que foi discutido e decidido na reunião com os clubes envolvidos na fase final do Campeonato Amazonense. Os detalhes dos jogos entre Amazonas x Nacional foram marcados sem dificuldades, o que não aconteceu entre Manauara x Princesa do Solimões.
Primeiramente, porque o clube de Manacapuru estava envolvido na disputa da Copa Verde, e as equipes precisaram esperar o desenrolar da situação para que os detalhes enfim fossem fechados. Além disso, um sorteio precisou ser feito na reunião para definir em qual das partidas entre Manauara e Princesa o VAR seria utilizado, já que a ferramenta estaria disponível para apenas um jogo de cada confronto, e não houve acordo entre Robô e Tubarão.
“No sorteio, o Manauara ganhou e, como escolheu o VAR no primeiro jogo, o presidente da FAF, após o sorteio, definiu o VAR no primeiro jogo do confronto e comunicou que precisaria de tempo para que a CBF viesse para nosso Estado instalar os equipamentos, ficando assim, a cargo da Entidade Amazonense marcar a data do confronto, pois teríamos que ouvir a CBF e saber quantos dias eles precisariam para colocar o equipamento no primeiro jogo em Manacapuru; Então nos foi passado que o jogo teria que ser marcado para domingo (02/04), pois desta forma, haveria tempo. E, assim fizemos, marcamos para domingo (02/04).”
Logo depois da eliminação do Princesa da Copa Verde, e de receber a notícia de que não haveria mais como utilizar o VAR nas semifinais, a FAF tentou remarcar as datas dos jogos, antecipando a ida para quarta-feira (29), em Manacapuru.
Contudo, o Manauara mostrou insatisfação com a ideia e se manifestou por meio de um vídeo nas redes sociais, onde o presidente Marcus Souza questionou os acontecimentos. Diante da discordância do Robô, as datas iniciais foram mantidas.
“O Princesa do Solimões, mandante da partida, que jogou na quinta-feira (23/03) e teria que jogar na quarta e no domingo os dois jogos das semifinais, naturalmente seria o clube que pudesse questionar algo, mas não se opôs e concordou com os dois jogos na quarta-feira (29/03) e no domingo (02/04). Consultamos também o Manauara que, por estar disputando somente uma competição no momento, naturalmente concordaria com os jogos na quarta- feira (29/03) e no domingo (02/04), mas o Manauara não aceitou, solicitando assim que o primeiro jogo continuasse marcado para o domingo (02/04). Mais uma vez, respeitando a legislação desportiva vigente, que pede a concordância de ambos os clubes para proferir a mudança, a Federação Amazonense de Futebol não promoveu a alteração da data do jogo, mantendo as duas semifinais entre Princesa do Solimões EC x Manauara EC nos dias 02/04 (domingo) e 08/04 (sábado).”
Com isso, as semifinais seguem nas seguintes datas:
Jogos de ida
Nacional 0 x 1 Amazonas – já realizado no último sábado (25)
Princesa do Solimões x Manauara – Estádio Gilbertão, em Manacapuru, no dia 2 de abril, às 15h30
Jogos de volta
Amazonas x Nacional – Estádio Carlos Zamith, em Manaus, no dia 1º de abril, às 15h30
Manauara x Princesa do Solimões – Estádio Carlos Zamith, em Manaus, no dia 8 de abril, às 15h30
Confira a nota oficial divulgada pela FAF