Competição chega à sua nona edição ainda nesta temporada; detalhes de formato de disputa e datas serão divulgados em breve pela entidade
Em reunião nesta terça-feira (23), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a realização da Copa Verde de 2022 ainda este ano. O anúncio foi feito pelo Presidente Ednaldo Rodrigues, e pelo Diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, após reunião na Casa do Futebol Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ).
Os finalistas do Campeonato Amazonense de 2021, Manaus e São Raimundo, serão os representantes do estado na disputa.
Marcada por ações em prol da sustentabilidade, a competição voltará ainda nesta temporada, em formato de disputa e datas que serão revelados oportunamente pela entidade nacional. A confirmação foi feita perante presidentes de diferentes federações do futebol brasileiro. Arnoldo Nazareth representou a Federação Amazonense de Futebol. A tendência é que o pontapé inicial seja na última semana de outubro.
A realização da Copa Verde ainda nesta temporada era dúvida em virtude da Copa do Mundo do Catar, que iniciará em 20 de novembro. Até lá, todas as competições terão que estar finalizadas. Vale lembrar que o campeão garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
Esta será a nona edição da Copa Verde, que foi criada em 2014 e reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além do Espírito Santo. O atual campeão da Copa Verde é o Remo, que derrotou o Vila Nova na grande decisão, em 2021.