O Hulk perdeu duas posições e as Feras não mudaram de lugar. No Ranking de Federações, a FAF subiu na lista, confira
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou oficialmente, na última segunda-feira (5), o Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino de 2023. Campeão brasileiro e da Supercopa, o Corinthians segue hegemônico e líder pelo terceiro ano seguido. O Amazonas está representado por duas equipes na lista: Iranduba e 3B da Amazônia.
Neste ano, a CBF revisou o critério de convenção de pontos do RNC. Desta forma, houve a inserção do Campeonato Brasileiro Feminino A3, e a retirada da pontuação referente à Copa do Brasil, competição encerrada em 2016.
Com 5.168 pontos, o Iranduba desceu dois degraus em comparação ao RNC passado, mas ainda é o clube amazonense melhor colocado, na 14ª posição. Em decadência, Hulk da Amazônia foi rebaixado da Série A2 para a Série A3 do Brasileirão nesta temporada, amargando o segundo descenso nacional consecutivo. No Estadual, o clube foi eliminado nas quartas de final.
O segundo amazonense da lista é o 3B da Amazônia, que se manteve na 38ª posição, com 2.380 pontos. As Feras fizeram o caminho inverso do Iranduba, conquistando o acesso à Série A2 do Brasileirão, após um vice-campeonato na Série A3. A equipe também ficou com a segunda colocação no Campeonato Amazonense.
O Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos times em competições das últimas cinco temporadas. Além da relação das equipes apresentada, a CBF também divulga o Ranking Nacional das Federações. Em relação à última atualização, a Federação Amazonense de Futebol ganhou uma posição, passando de 7º para 8º, com 9.880 pontos somados.
Com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)