Com 1ª rodada marcada para abril, os dois representantes amazonenses irão se enfrentar na competição nacional, que terá 64 clubes
Na noite da última quarta-feira (16), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica da Série D do Campeonato Brasileiro de 2022, após conselho técnico realizado com mandatários dos 64 clubes. Com isso, os dois representes do Amazonas, São Raimundo e Amazonas FC, conheceram os seus respectivos grupos e adversários na competição nacional.
Os clubes decidiram também sobre o formato da competição. Em relação ao último ano, a Série D virá sem a fase preliminar, começando direto na etapa de grupos regional. Ambos os amazonenses estarão no grupo A, ao lado de Humaitá-AC, Rio Branco-AC, Trem-AP, Porto Velho-RO, Náutico-RR e São Raimundo-RR. Serão 14 rodadas na primeira fase, onde quatro avançam ao mata-mata e o restante é eliminado.
Ainda restam locais, horários e datas a serem definidas, mas a rodada de estreia está programada para os dias 17 e 18 de abril. O São Raimundo começa sua caminhada em casa diante do São Raimundo, de Roraima, enquanto o Amazonas vai ao Acre enfrentar o Humaitá. As equipes fazem o duelo local em 14 ou 15 de maio.
Depois de 16 anos, o Tufão da Colina retorna à disputa do Campeonato Brasileiro, e vai jogar pela primeira vez a Série D. Situação semelhante ao Amazonas, criado em 2019, que conquistou em 2021 sua primeira classificação às competições nacionais.
Premiação
Durante a reunião virtual, a CBF comunicou também o aumento de 8,5 milhões de reais no orçamento do campeonato para a temporada 2022. A quantia será dividida em repasses aos times participantes – cada um receberá R$120 mil – e na premiação para as quatro equipes que ascenderem à Série C, confira:
1º lugar: 320 mil reais + 1 automóvel
2º lugar: 250 mil reais + 1 automóvel
3º lugar: 150 mil reais
4º lugar: 100 mil reais
Confira a sequência de jogos da quarta divisão: