3B da AmazôniaFutebol FemininoIrandubaJC FC

CBF divulga tabelas da A2 e A3 do Brasileirão Feminino; Confira os caminhos de JC, Iranduba e 3B

Pela primeira vez na história, o Brasil terá três divisões no futebol feminino. As competições têm início previsto para o dia 11 de junho

Depois de alguns dias de indefinição causado pelo atraso no planejamento, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enfim, divulgou o cronograma de jogos da Série A2 e da A3 do Campeonato Brasileiro Feminino na noite da última quarta-feira (1º). Na segunda divisão, o futebol do amazonense será representado por Iranduba e JC FC. No inédito terceiro nível da categoria, o 3B da Amazônia jogará como o atual campeão estadual.

As duas competições estão marcadas para começarem no dia 11 de junho, um sábado. Na Série A2, serão 16 equipes disputando quatro vagas na Série A1 do Brasileirão Feminino. As quatro piores são rebaixadas. Na terceira divisão, a concorrência será mais pesada. O 3B terá outras 31 equipes na briga para sair do último escalão nacional por quatro lugares na Segundona.

Série A2 do Brasileirão Feminino

Os 16 times são divididos inicialmente em quatro grupos, com quatro equipes cada. As equipes se enfrentam dentro do próprio grupo, em turno e returno. Iranduba e JC estarão juntos na chave D, ao lado de Cefama-MA e Real Ariquemes-RO. A estreia do Iranduba será no sábado (11), às 15 horas (de Manaus), contra o Cefama, fora de casa. Já o JC recebe o Real Ariquemes no domingo (12), às 14 horas (de Manaus), no Floro de Mendonça.

Classificam-se os dois primeiros de cada grupo, que se enfrentam em confrontos eliminatórios de ida e volta na fase seguinte. A terceira fase reúne, mais uma vez, os vencedores de cada chave, e define os finalistas da competição, que disputam o título em ida e volta.

Na segunda fase, o mando de campo no segundo jogo será da equipe que tiver liderado seu grupo. Nas etapas seguintes, o mando ficará com a equipe que tiver melhor campanha geral dentro da competição.

Chaveamento

Grupo A: Aliança/Goiás, América-MG, Athletico e Minas Brasília;
Grupo B: Bahia, Botafogo-RJ, Fluminense e Vasco da Gama;
Grupo C: Botafogo-PB, Ceará, Fortaleza e UDA;
Grupo D: Cefama, Iranduba, JC e Real Ariquemes.

Confira a tabela detalhada:


Série A3 do Brasileirão Feminino

Campeão amazonense em 2021, o 3B da Amazônia será o único representante do estado na inédita divisão. Os 32 times foram posicionados em confrontos eliminatórias de duas equipes cada, em duelos de ida e volta. A definição dos jogos foi feita seguindo critérios geográficos.

Os times classificados avançam para novos confrontos de mata-mata até a final. Em todas as fases, o mando de campo será do time que for filiado à federação melhor ranqueada no Ranking Nacional de Federações. Em caso de dois times pertencerem à mesma federação, o mando será do melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes do Futebol Feminino.

Na primeira fase, o time amazonense terá pela frente o São Raimundo, de Roraima. O primeiro confronto será fora de casa, no Estádio Canarinho, em Boa Vista, no dia 12 de junho, às 16 horas (de Manaus). A volta, na Arena da Amazônia, será no domingo seguinte, às 14 horas (de Manaus).

Primeira fase

Realidade Jovem x AD Taubaté
Vila Nova FC x Cabofriense
Ipatinga x Criciúma
EC Flamengo x Juventude
Operário x Legião
Coritiba x Toledo
Vila Nova x Atlético-GO
Cuiabá x Mixto
Estanciano x Doce Mel
Náutico x Sport
CRB x VF4
União x Menina Olímpica
Intercap/Paraíso x Abelhas Rainhas
Ypiranga x Remo
São Raimundo-RR x 3B da Amazônia
Rio Branco x Barcelona

Confira a tabela detalhada:

Com informações do Distrito do Esporte