CBF muda formato da Série C para 2022: pontos corridos e todos contra todos
A competição tem início previsto para o dia 10 de abril. Único representante amazonense, o Manaus FC jogará 10 partidas como mandante
A CBF se reuniu nesta sexta-feira (4) com os 20 clubes participantes da Série C do Campeonato Brasileiro e ficou decidido que o formato da competição em 2022 será todos contra todos em turno único de 19 rodadas, por pontos corridos. O Manaus FC disputará a competição pelo terceiro ano consecutivo e será o representante do Amazonas.
A votação foi apertada, terminando em 11 a 9 a favor da proposta de turno único. A mudança ocorreu devido a complexidade em formar os grupos regionalizados, como eram divididas as equipes nas edições anteriores. A dificuldade era haver concesso na regionalização com 13 times das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e apenas sete do eixo Sul-Sudeste. Dessa forma, a proposta de grupo único na primeira fase ganhou força.
Os oito melhores classificados irão compor um Novo Quadrangular, e os quatro últimos estarão automaticamente rebaixados para a Série D. Também foi estabelecido que as 10 equipes melhores posicionadas no Ranking Nacional de Clubes da CBF farão 10 jogos em casa, enquanto as demais farão um jogo a menos como mandante.
Os quatro clubes que caíram da Série B de 2021 (Remo, Vitória, Confiança e Brasil de Pelotas) e as seis melhores equipes da Série C de 2021 (Manaus FC, Ypiranga, Botafogo, Paysandu, Figueirense e Volta Redonda) serão as equipes que disputarão 10 jogos em casa na competição.
Quadrangular do Acesso
O Quadrangular Final adotará um sistema parecido com o modelo antigo. O primeiro grupo reunirá o primeiro, terceiro, sexto e oitavo colocado da primeira fase, enquanto o outro grupo reunirá o segundo, quarto, quinto e sétimo. Nesta nova fase, os jogos serão de turno e returno, os dois melhores de cada grupo estarão classificados para a Série B de 2023, e claro, os líderes de cada grupo farão a grande final, também em dois jogos.
Início da Série C
A competição nacional está prevista para iniciar no dia 10 de abril, com fim previsto para o dia 1⁰ de outubro. Na nova fórmula, ocorrerão 27 datas, uma a mais em relação a Série C de 2021. Cada equipe receberá uma cota de R$ 250 mil da CBF, que seguirá custeando viagens e hospedagens.
Os 20 clubes participantes da terceira divisão são: ABC, Altos, Aparecidense, Atlético Cearense, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Campinense-PB, Confiança-SE, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Manaus, Mirassol, Paysandu, Remo, São José, Vitória, Volta Redonda e Ypiranga.
*com informações da Assessoria de Imprensa do Manaus FC