Ícone do site Portal Esporte Manaus

CBF sorteia confrontos da primeira fase da Copa do Brasil Feminina 2025; AM terá três representantes em campo

Recanto, Tarumã e Manaus conheceram seus adversários. Itacoatiara e Instituto 3B entram na disputa na segunda e terceira fase, respectivamente

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou na tarde desta sexta-feira (9) o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil Feminina 2025, marcando o retorno oficial da competição após oito anos. A nova edição da disputa nacional contará com cinco clubes do Amazonas entre os 65 times participantes: Instituto 3B, Itacoatiara FC, Tarumã, Manaus e Recanto.

Dos cinco representantes amazonenses, três já têm seus confrontos definidos para a primeira fase da competição, todos eles pertencentes à Série A3 do Campeonato Brasileiro.

O Recanto viaja até o interior paulista para enfrentar a Realidade Jovem-SP. O Manaus FC será mandante contra o Guarani de Paripueira-AL, na capital. Já o Tarumã aguardará o vencedor do confronto entre Juventude-SE e Paraíso-TO, que acontece no dia 21 de maio, para saber quem enfrentará como mandante na estreia.

O calendário detalhado da competição ainda será divulgado, mas a previsão é que o primeiro jogo aconteça em 28 de maio. A expectativa agora é pelo anúncio oficial da tabela detalhada, locais e datas exatas dos confrontos da primeira fase.

Formato e estreia dos clubes das Séries A2 e A1

A primeira fase será disputada em jogo único e, em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão será por pênaltis. Os vencedores avançam para a segunda fase, quando se juntam aos 16 clubes da Série A2, como o Itacoatiara, que entra diretamente nessa etapa. Já os clubes da Série A1, como o Instituto 3B, estreiam apenas na terceira fase.

Competição retorna após oito anos e com novo formato

Disputada pela última vez em 2016, a Copa do Brasil Feminina retorna em 2025 com oito fases e um novo modelo que abrange todas as divisões do futebol feminino nacional. A grande final está marcada para 19 de novembro.

A reedição da Copa representa um marco no fortalecimento do futebol feminino no país, ampliando as oportunidades de visibilidade, desenvolvimento e integração da modalidade em todo o território nacional. O título da última edição, em 2016, ficou com o Audax/Corinthians, que superou o São José-SP na final.

Confrontos da primeira etapa da Copa do Brasil Feminina

Sair da versão mobile