(Foto: João Normando/FAF)
Vencendo e convencendo, o Manaus FC estreou com o pé direito no quadrangular final da Série C do Brasileirão, neste domingo (3). Na Colina, o Gavião do Norte dominou e goleou o Grêmio Novorizontino por 5 a 0. Os gols foram marcados por Gabriel Davis, Rafhael Lucas, Douglas Lima, duas vezes, e Guilherme Pira.
Primeiro tempo
Nova fase, novas peças no time. Piza mexeu profundamente no time titular, Matheus Inácio, Igor, Júlio Rusch e outros ganharam oportunidade. Com quatro minutos, a primeira chance do Novo, Guilherme Queiroz fez o pivô para passagem de Cléo Silva, que saiu na cara do gol, Matheus já trabalhou fazendo q defesa.
A resposta do Gavião do Norte veio no lance seguinte, Ronaell cruzou para Rafhael Lucas, que cabeceou por cima do gol. Na bola parada, o Novorizontino chegou de novo, Reverson bateu escanteio na cabeça de Edson Silva, a cabeçada saiu ao lado da meta esmeraldina, aos nove. Novamente na bola aérea, aos 25, Davis cruzou para Luís Fernando, a testada do zagueiro passou tirando tinta do pé da trave.
Após um início mais apático, o Manaus melhorou na partida e somado com recuo e queda de ritmo do Novorizontino, conseguiu roubar bolas no meio e chegar com volume ao ataque, mas ainda com o pé desvalidado na finalização.
Nos acréscimos, aos 47, o meia Gabriel Davis estreou sua nova numeração com estilo. O camisa 10 tirou da cartola um foguete de fora da área de perna direita e acertou o ângulo de Giovanni, abrindo o placar pro Gavião, um golaço.
Segundo tempo
A etapa final começou com o Tigre indo pra cima em busca do empate, e o Manaus mais contido na defesa. O Gavião colocou a bola no chão e controlou o ritmo, na troca de passes, Rafhael Lucas começou e terminou a jogada do segundo gol aos 10, ele inverteu o jogo para Gabriel Davis, o meia cruzou para Denilson, que dominou e ajeitou para o camisa 9 chegar batendo consciente no canto de Giovanni, fazendo 2 a 0 pro time amazonense.
Com uma boa vantagem em mãos, Piza aproveitou para mexer no time e tentar manter o ritmo, e conseguiu. Aos 19, Igor enfiou uma bela bola de três dedos no fundo para Gilson, que cruzou na medida para Davis, o meia emendou uma bicicleta e quase fez um golaço, a bola passou perto.
Dos pés de Cléo Silva, o Novo tentou reagir aos 31, mas parou duas vezes na segura atuação de Matheus Inácio, estreante na meta esmeraldina. Da pressão desordenada do Tigre, o Gavião foi letal no contra golpe e ampliou. Num dois contra um, Denilson carregou e rolou para Douglas Lima, o meia ajeitou o corpo e bateu colocado com categoria no canto pra fazer o terceiro, aos 32.
E cabia mais, Pira foi pra cima da marcação na esquerda e pedalou pro fundo cruzando pro meio da área, Giovani espalmou pra dentro da área e sobrou para Douglas Lima empurrar pro gol, aos 39. Num ritmo frenético e com o adversário nas cordas, Pira fez o quinto aos 43.
Daniel Costa inverteu para o atacante, que dominou dentro da área, cortou o marcador e chutou pra fazer o 5 a 0. Fim do passeio esmeraldino na Colina.
Panorama e próximas partidas
A segunda rodada do quadrangular final reserva o primeiro duelo como visitante do Gavião. A equipe vai até Minas Gerais enfrentar o Tombense no próximo sábado (9), às 16 horas (de Manaus). Enquanto o Tigre recebe o Ypiranga-RS em casa, no mesmo dia, às 19 horas (de Brasília)