(Foto: João Normando)
Depois de 14 anos, o Clipper está de volta à primeira divisão do Campeonato Amazonense. Com dois gols de Railson, a Águia Dourada venceu o Rio Negro na Arena da Amazônia, por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (19), e disputará o título da Segundinha contra o JC FC de Itacoatiara. Lucas Espiga descontou para o Galo.
Segundo colocado na primeira fase, o Clipper tinha a vantagem e poderia garantir a vaga na final com um empate. O Galo da Praça da Saudade, por sua vez, bateu na trave pelo acesso e disputará a segunda divisão estadual novamente no próximo ano.
O jogo
Para o Rio Negro, terceiro colocado na tabela, só a vitória interessava para avançar. Nos 10 primeiros minutos de partida, as duas equipes tiveram boas chances de gol. A mais clara foi de Lucas Espiga, atacante do Galo, que sozinho na pequena área desviou cruzamento e a bola cabeceada beliscou a trave, assustando a equipe mandante.
Mas quem abriu o placar foi a Águia Dourada aos 17 minutos, quando o meia Railson recebeu na entrada da área de Edinho Canutama e chutou colocado de perna direita com categoria no canto esquerdo de Oliveira, fazendo 1 a 0.
Sem maiores oportunidades de finalização, os goleiros pouco trabalharam no decorrer da primeira etapa, e o jogo ficou pesado no meio de campo, com marcação cerrada dos dois lados. Por meio da bola parada, o Galo voltou a ameaçar o Clipper aos 42 minutos com Raphinha, que cobrou falta com categoria da intermediária e carimbou o travessão.
Segundo tempo
Valente, o Rio Negro tomou a iniciativa mas só conseguiu criar jogadas de perigo através de cruzamentos e bolas alçadas na área, interceptadas pela defesa do Clipper, que adotou uma postura mais cautelosa diante da vantagem que construiu. Já aos 33 minutos, Terlisson escapou pela esquerda e tentou cruzar para a área, a bola bateu no braço de Jaspion, o juiz não titubeou e assinalou pênalti para o Clipper. Railson foi para a cobrança e deslocou o goleiro Oliveira, chapando no canto esquerdo, fazendo o 2 a 0 e o sexto gol do camisa 10, artilheiro isolado da competição.
Mesmo com a desvantagem e pouco tempo restante, quatro minutos depois, o Galo reagiu. Lucas Espiga invadiu a área e finalizou de canhota no canto de Ícaro, a bola novamente bateu na trave, mas desta vez entrou logo em seguida, 2 a 1 no placar. O gol animou a equipe da Praça da Saudade, que colocou o time pra frente em busca da virada, mas a equipe de Sidney Bento suportou a pressão e segurou a vitória pela vantagem mínima sacramentando o tão sonhado acesso.